menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ketleyn Quadros e João Macedo faturam prata em Budapeste

Brasil subiu para o segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas do Japão

Ketleyn Quadros e João Macedo faturam pratas no segundo dia de Grand Prix de Budapeste
imagem cameraKetleyn Quadros e João Macedo faturam pratas no segundo dia de Grand Prix de Budapeste (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Budapeste (HUN)
Dia 13/07/2019
16:12
Atualizado em 13/07/2019
16:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Brasil conquistou neste sábado duas medalhas de prata no Grand Prix de judô de Budapeste. Um dia depois de Rafaela Silva levar o ouro da categoria até 57kg, Ketleyn Quadros (63kg) e João Pedro Macedo (81kg) avançaram à final e acabaram derrotados. O país subiu para o segundo lugar no quadro geral de medalhas e está atrás apenas do Japão.

Em preparação para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Tóquio, em agosto, Ketleyn mostrou segurança nos golpes e passou bem pelas preliminares. Venceu a britânica Lubjanan Piovesana, a italiana Edwige Gwend, a polonesa Karolina Talach, a alemã Dena Pohl e a húngara Szofi Ozbas.

Na final, encarou a japonesa Masako Doi em combate estratégico que terminou sem pontuações no placar. Ketleyn defendeu bem os poucos ataques da japonesa, que já havia sido punida duas vezes por pegada irregular, mas acabou sofrendo três punições.

– Uma medalha no Circuito Mundial a essa altura traz confiança para o Mundial no sentido de mostrar que estamos no caminho certo na preparação. Tenho muito que agradecer tanto os treinos disponibilizados pela CBJ, quanto pelo meu clube Sogipa, muito comprometido com essa causa de 2020 – projetou Ketleyn, que somou mais 490 pontos na ranking mundial e busca uma classificação na sua segunda Olimpíada.

A segunda medalha brasileira do dia veio com o meio-médio João Pedro. Ele chegou à final de uma categoria que contava com alguns dos top 10 do mundo, como Sagi Muki, Frank de Wit, Ivailo Ivanov e até o campeão olímpico Khasan Khalmurzaev. A decisão foi contra o georgiano Tato Grigalashvili, de apenas 19 anos.

Depois de passar pelo alemão Timo Cavelius, o holandês Jim Heijman, o italiano Antonio Esposito  e o cazaque Ruslan Mussayev, João encarou o dominicano Madickson Del Orbe na semifinal e não teve vida fácil. Sofreu um waza-ari, mas conseguiu buscar o ippon para se garantir na final.

Na luta pelo ouro, porém, o brasileiro não conteve os eficazes ataques de Grigalashvili e caiu de waza-ari duas vezes. Apesar da derrota, a prata teve um quê de especial para o judoca.

– Essa é minha primeira medalha em Grand Prix. Estou muito agradecido por tudo o que aconteceu hoje. Consegui fazer boas lutas e agora o treinamento segue para os próximos desafios. Agradeço aos meus parceiros de treino, meu clube, minha família, amigos que me apoiam e a Deus também – comemorou o atleta que defende as cores da Sogipa, do Rio Grande do Sul.

continua após a publicidade

Quinto lugar para Maria Portela em "clássico" pan-americano

O judô brasileiro ainda teve uma terceira chance de pódio com a médio Maria Portela. Atual número seis no ranking mundial, Portela chegou como cabeça de chave e confirmou o posto ao vencer todas as adversárias nas preliminares. Bateu Taisia Kireeva, da Rússia, superou sua ex-compatriota Barbara Timo (Portugal) com um waza-ari e venceu Miriam Butkereit, da Alemanha, nas quartas.

A primeira derrota veio na semifinal após ser imobilizada pela britânica Gemma Howell, que conquistou o ouro ao final do dia.

Por fim, na disputa pelo bronze, Portela encarou uma velha conhecida, a canadense Kelita Zupancic. As duas já se enfrentaram 16 vezes e Maria tem 10 vitórias sobre Zupancic. dessa vez, a arbitragem foi rigorosa numa luta bastante apertada e definiu a campeã nas punições. Pior para Portela, que levou três, contra duas de Zupancic.

Leandro Guilheiro (81kg) e Ellen Santana (70kg) pararam na primeira rodada. Guilheiro perdeu para Anri Egutidze, de Portugal, nas punições, enquanto Ellen caiu para a chinesa Xiaoqian Sun, com um waza-ari no golden score.

O Grand Prix de Budapeste continua neste domingo, com Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg) e Matheus Assis (90kg).

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias