O Brasil classificou todas as suas duplas à fase eliminatória do Campeonato Mundial de vôlei de praia no torneio feminino. Nesta terça-feira foram realizados mais dois jogos com duplas brasileiras, com vitória de Larissa/Talita (PA/AL), que terminaram em primeiro na chave, e derrota de Ágatha/Duda (PR/SE), que avançaram em segundo lugar para a próxima etapa.
Na última segunda-feira, outras três duplas também haviam garantido classificação: Elize Maia/Taiana (ES/CE) e Maria Elisa/Carol Solberg (PE/RJ) em primeiro de suas chaves, e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) entre as quatro melhores terceiras colocadas. As duplas brasileiras não se enfrentam nesta primeira rodada eliminatória, que começa nesta quarta, podendo se cruzar só a partir das oitavas de final.
Os duelos da primeira rodada eliminatória terão Elize Maia/Taiana (ES/CE) enfrentando as ucranianas Davidova/Shchypkova; Maria Elisa/Carol Solberg (PE/RJ) encarando as australianas Bawden/Clancy; Ágatha/Duda (PR/SE) duelando contra as tchecas Hermannova/Slukova; Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) jogando contra as canadenses Sarah Pavan/Melissa Paredes; e Larissa/Talita contra um dos quatro times vencedores do lucky loser, a definir em sorteio ainda nesta terça.
Larissa e Talita superaram nesta terça as alemãs Bieneck/Schneider por 2 sets a 0 (21/16, 21/18), em 33 minutos de duração. Destaque para Talita, maior marcadora do duelo com 16 pontos de ataque, três de bloqueio e um ace. A sul-mato-grossense analisou a partida.
- Quase todos os jogos que fazemos contra essa dupla foram ao tie-break, mas hoje conseguimos vencer em dois sets, acredito que nos saímos melhor. Foi um primeiro passo, mas temos muito pela frente, é um torneio longo. Ficamos felizes por sair em primeiro, evoluímos jogo a jogo - disse Talita, que também comentou sobre o calor de Viena:
- Quando o calor está intenso, como está aqui, é fácil perder a concentração, ficar cansado rapidamente. Para os brasileiros, este tempo é normal, treinamos com essa temperatura a maior parte do ano. Jogamos melhor hoje do que ontem, e fomos melhores ontem do que na nossa estreia. Então espero que amanhã possamos jogar ainda melhor.
Ágatha e Duda entraram em quadra lutando pela liderança da chave, mas acabaram superadas por 2 sets a 0 (21/19, 21/15) para as holandesas Madelein Meppelink e Sophie van Gestel em 34 minutos de partida, atrapalhando as comemorações de Duda, que completou 19 anos nesta terça-feira. Após a partida, Ágatha analisou o saque das equipes como diferencial.
- Começamos o primeiro set muito bem, mas no final não tivemos uma boa virada de bola e elas sacaram bem e mudaram o jogo. No segundo set elas sacaram melhor que nós e isso fez uma diferença grande. Quando você saca bem o vento pode ajudar - disse a paranaense.