Líder nas últimas quatro edições, Brasil vai em busca de novo recorde no Parapan 2023

Edição de Santiago, no Chile, acontece entre os dias 17 e 26 de novembro

imagem cameraEduardo Oliveira durante treino da Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas (Foto: Alessandra Cabral/CPB)
Avatar
Lance!
Santiago (CHI)
Dia 13/11/2023
14:41
Compartilhar

A delegação brasileira vai em busca de mais uma campanha histórica nos Jogos Parapan-Americanos. Líder do quadro de medalhas nas últimas quatro edições, o Brasil tenta bater o próprio recorde mais uma vez na edição deste ano, em Santiago, no Chile, a partir desta sexta-feira (17).

O Brasil é uma potência mundial no esporte paralímpico, mas é especialmente dominante no cenário pan-americano. O Parapan é organizado desde 1999. O país terminou as duas primeiras edições na segunda colocação e liderou as quatro seguintes. Na última, em Lima (Peru), a delegação brasileira bateu o recorde de medalhas da história da competição, com 308 pódios (124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes).

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou um total de 324 atletas de 17 modalidades para representar o Brasil em Santiago, além de dez atletas-guia do atletismo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. O Brasil estará presente no atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.

Entre os 324 atletas convocados, 190 são homens (58,65%) e 134 são mulheres (41,35%). A delegação é representada por esportistas de 23 estados do país e o Distrito Federal. O estado com mais representantes é São Paulo (85). O Brasil ainda tem 34 fluminenses, 25 mineiros e 25 paranaenses, 16 pernambucanos e 16 brasilienses, 13 catarinenses, e 12 paraenses e potiguares, como as principais regionalidades presentes em Santiago.

➡️ Em busca do bicampeonato no Parapan, Andrey Garbe divide esporte com humor: ‘Rir comigo não é rir de mim’

O Parapan será importante também para garantir vaga direta para Paris-2024 em oito modalidades: basquete em cadeira de rodas, bocha, goalball (apenas no feminino), rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo.

O Parapan 2023 acontece entre os dias 17 e 26 de novembro. O "SporTV" transmite na televisão fechada.

Siga o Lance! no Google News