Maratona de Londres 2025: Assefa vence no feminino e Sawe, no masculino
Na prova de cadeirantes, Debrunner venceu no feminino e Hug levou a melhor no masculino

- Matéria
- Mais Notícias
A Maratona de Londres foi realizada na manhã deste domingo (27), pelas ruas da capital britânica. Na elite feminina, Tigst Assefa venceu a prova com o tempo de 2h15min50s, enquanto no masculino, Sebastian Sawe foi o vencedor com 2h02min27s. Na categoria com cadeira de rodas, Marcel Hug e Catherine Debrunner conquistaram suas respectivas provas.
Relacionadas
Nas provas com cadeira de rodas, as brasileiras Aline Rocha e Vanessa de Souza finalizaram na 12ª e 10ª posição, respectivamente.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Como foi a Maratona de Londres 2025?
Brasil na prova feminina de cadeira de rodas
A disputa entre os cadeirantes abriu a programação da Maratona de Londres 2025. Nos primeiros minutos, o norte-americano Daniel Romanchuk assumiu a liderança, seguido de perto pelo suíço Marcel Hug e pelo holandês Geert Schipper. No feminino, a suíça Catherine Debrunner liderava. Pouco depois, às 5h05 (de Brasília), foi a vez da elite feminina largar para os 42.195 km pelas ruas da capital britânica.
Na prova feminina de cadeirantes, haviam duas representantes do Brasil: Aline Rocha e Vanessa de Souza. Neste início de prova, as brasileiras ocupavam a 10º e oitava posição, respectivamente.
Com 20 minutos de prova entre os cadeirantes masculinos, o suíço Marcel Hug assumiu a liderança, com o japonês Tomoki Suzuki logo atrás, por 0,4 segundos. Na elite feminina, a queniana Joyciline Jepkosgei liderava o pelotão, seguida de perto pela etíope Tigst Assefa. Atual campeão da Maratona de Londres, Hug seguia firme na ponta entre os cadeirantes.
Enquanto as provas de elite feminina e dos cadeirantes aconteciam, a largada da elite masculina foi dada às 5h42 (de Brasília). Na disputa feminina, Assefa liderava a prova, seguida pela compatriota Megertu Alemu e pela queniana Jepkosgei. Na prova entre as cadeirantes, a suíça Debrunner mantinha a liderança com bom ritmo. No masculino, Marcel Hug seguia absoluto na ponta, com o japonês Tomoki Suzuki na segunda colocação.
Aos 25 quilômetros da prova entre as cadeirantes, a norte-americana Susannah Scaroni ultrapassou Catherine Debrunner e assumiu a liderança. As brasileiras Aline Rocha e Vanessa de Souza apareciam em nono e décimo lugar, respectivamente. Poucos minutos depois, porém, a suíça retomou a primeira posição. Na elite masculina, o etíope Mikesa Mengesha comandava o pelotão, seguido pelo queniano Sabastian Sawe e pelo compatriota Kiplagat Timothy.
Faltando poucos minutos para o fim da prova dos cadeirantes, Hug seguia firme na liderança entre os homens, enquanto Debrunner mantinha a primeira colocação na disputa feminina. Na elite feminina, Assefa continuava na ponta aos 20 quilômetros. Já entre os homens, aos 10 quilômetros, Timothy assumiu a liderança, seguido por Sawe e pelo também queniano Eliud Kipchoge.
➡️ Ex-Chelsea, Steve Sidwell correrá a Maratona de Londres 2025

Marcel Hug vence a prova masculina, e Catherine Debrunner conquista a feminina
Ao final da prova da elite masculina, Marcel Hug venceu a Maratona de Londres 2025 com o tempo de 1h25min25s. No feminino, Catherine Debrunner ficou com a vitória ao completar a prova em 1h34min18s. Vanessa de Souza terminou na 10º colocação e Aline Rocha em 12º.
Enquanto os atletas da categoria de cadeirantes cruzavam a linha de chegada, Eliud Kipchoge liderava a prova da elite masculina, com Sabastian Sawe e o etíope Milkesa Mengesha logo atrás. Na disputa feminina, Tigst Assefa seguia firme na ponta, seguida por Joyciline Jepkosgei e pela holandesa Sifan Hassan.

➡️ Filha de Paula Radcliffe supera câncer e correrá a Maratona de Londres 2025
Assefa vence a elite feminina, Sawe vence o masculino
Assefa seguia na liderança da prova feminina, enquanto a disputa masculina passava por constantes mudanças. O alemão Amanal Petros assumiu a frente, com Sawe na segunda posição e o queniano Alexander Munyao em terceiro. Em seguida, a liderança da prova masculina se alterou novamente, com Sawe passando à frente, seguido pelo holandês Abdi Nageeye e o etíope Tamirat Tola.
Aos 35 quilômetros, Sawe continuou dominando a prova. O uganês Jacob Kiplimo e Mengesha vieram em seguida.
Ao final, Tigst Assefa venceu a prova da elite feminina com o tempo de 2h15min50s, enquanto no masculino, Sebastian Sawe foi o vencedor com 2h02min27s.
Veja todos os resultados
Cadeira de Rodas - Masculino
Elite Masculino
Cadeira de Rodas - Feminino
Elite Feminino
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias