A equipe de basquete do Flamengo conseguiu sua segunda vitória na Liga Sul-Americana e vaga antecipa para próxima fase. Nesta terça-feira, os brasileiros superaram o Club Atletico Goes pelo placar de 93 a 81, no Ginásio Palacio Peñarol, no Uruguai, pelo Grupo D. O principal responsável pela vitória foi o ala Marquinhos, com 24 pontos, quatro rebotes e assistências. Com o resultado, a equipe carioca se classificou antecipadamente para as semifinais da competição.
O Flamengo começou a partida frenético, muito diferente da partida da última segunda-feira contra o Libertad, com bom aproveitamento na bola de três pontos e acabou abrindo uma vantagem de 13 pontos. Contudo, o rendimento caiu, e o Club Atletico Goes ajustou o sistema defensivo e o ofensivo para encostar no placar. Mas ao final, o placar foi favorável para os cariocas: 23 a 18.
No segundo período, a bola parecia que não queria cair. Na metade do quarto, apenas o time uruguaio pontuou, com dois somados. Depois, tudo se alterou. Os Rubro-negros tiveram o bom desempenho repetido na etapa inicial e abriu 12, a maior diferença.
Também no segundo período, o que chamou, além da diferença no placar, foram os erros cometidos pela equipe de Gustavo Conti. O treinador foi obrigado a paralisar o jogo para ajustar e voltar para quadra. Com isso, o técnico abriu cinco jogadores para buscar os arremessos de três. Deryk e Marquinhos foram os que mais chutaram de longe: 45 a 35 para o Fla.
Na volta para a segunda etapa, o Flamengo tentou manter o mesmo ritmo que terminou a etapa inicial. Porém, o Goes mostrou tranquilidade para se aproximar do placar aos poucos e colocar pressão dos brasileiros. Além disso, um ponto em comum das equipes, foi o alto número de faltas no terceiro quarto, o que atrapalhou o andamento da partida.
O esquema adotado por Gustavinho na segunda etapa se alterou. Os arremessos de três pontos, que tanto foram explorados, não foram utilizados com muita frequência, por conta da postura dos uruguaios.
No último quarto, o ala Marquinhos aplicou duas bolas de três e matou a reação construída do Goes durante o terceiro período. Com isso, a falta de esperanças e o cansaço dos uruguaios facilitou para que os cariocas fechassem o duelo com o triunfo na competição. Ao final, o aproveitamento nas bolas de três pontos foi de 44%.
A próxima e última partida do Flamengo será contra o Welcome, nesta quarta-feira, às 18h45 (Horário de Brasília), contra o Welcome, do Uruguai, no terceiro jogo da Liga Sul-Americana. Caso vença, estará próximo da fase seguinte da competição.