McLaren faz ‘dever de casa’ e volta a liderar o campeonato de construtores da F1 após dez anos
Equipe não é campeã da Fórmula 1 desde 1998, com Mika Hakkinen e David Coulthard
- Matéria
- Mais Notícias
Com a vitória de Oscar Piastri e a presença de Lando Norris na zona de pontuação do GP do Azerbaijão, neste domingo (15), a McLaren voltou a liderar o campeonato de construtores da Fórmula 1 após dez anos. A última vez havia sido em 2014, com a dupla Kevin Magnussen e Jenson Button.
Desde o GP de Miami, em maio, quando aconteceu a primeira vitória de Norris na Fórmula 1, a equipe de Woking teve resultados melhores que a Red Bull, que até então parecia ser imbatível devido ao domínio de Max Verstappen.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Um dos principais fatores para essa ascensão da McLaren no campeonato é simples: o trabalho em equipe. Enquanto Norris e Piastri fazem o trabalho de casa, Verstappen consegue pontuar - mesmo há sete corridas sem conquistar o primeiro lugar, com ocasionais ausências no pódio -, mas o companheiro Sergio Perez vive uma maré de azar e fica fora da zona de pontuação frequentemente, seja por acidentes (como o deste domingo com Sainz na penúltima volta) ou por não realizar uma boa corrida.
Além disso, a evolução passa pelos carros. A fraqueza vem afetando a Red Bull, como afirmou Christian Horner, chefe da equipe, ao "Racing News 365". No caso da McLaren, as recentes atualizações mostram um carro mais competitivo e forte. E os números não mentem: são 14 pódios em 17 corridas.
➡️ Colapinto é o primeiro argentino a pontuar na Fórmula 1 desde 1982
Caso continue nesta boa sequência, a McLaren pode acabar com um jejum que dura 26 anos. O último título de construtores da equipe foi em 1998, com Mika Hakkinen - vencedor da disputa entre os pilotos nessa temporada - e David Coulthard.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias