Em meio a crise, CBDA anuncia contratação de diretor executivo

Ex-diretor da Lei de Incentivo no Ministério do Esporte, Leonardo Castro assume o cargo

imagem cameraCBDA precisou da ajuda do COB para organizar a última edição do Troféu Brasil (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/05/2019
16:53
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que enfrenta uma grave crise financeira, anunciou neste domingo a contratação de um diretor executivo para buscar soluções em sua gestão. O cargo será ocupado por Leonardo Castro, que substituirá Ana Paula Alves, braço-direito do presidente Miguel Cagnoni.

Uma das prioridades da diretoria é resolver as pendências que travam a renovação do contrato com os Correios. O acerto entre as partes foi anunciado em fevereiro, mas até agora não se concretizou, por falta de documentação. A confederação também está impedida de receber repasses da Lei Agnelo/Piva, devido à falta de prestação de contas da gestão anterior.

Ex-diretor da Lei de Incentivo no Ministério do Esporte, o profissional já foi nadador. Ele começou a nadar aos três anos e, aos sete, tornou-se competidor. Passou por clubes do Rio de Janeiro, como Flamengo, Botafogo e Fluminense, onde participou de competições nacionais. Foi campeão brasileiro nas categorias de base, quando também se destacou com prêmios individuais nas competições. Mas não foi adiante no alto rendimento.

Depois de largar as piscinas e cursar educação física, Leonardo prestou concurso público e ingressou no Ministério do Esporte em 2008. Trabalhou no então Ministério até 2013, quando voltou ao Rio de Janeiro para trabalhar na restruturação financeira do Flamengo.

– Foi um desafio enorme. Permaneci por seis anos no Flamengo. No começo, foi bem difícil, mas, com uma gestão competente e moderna, conseguimos mudar o panorama. Acredito que podemos fazer a mesma coisa aqui na CBDA – falou o dirigente.

Em 2018, ele voltou ao Ministério do Esporte, onde era responsável pelo setor da Lei de Incentivo ao Esporte. Leonardo encerrou suas atividades na, agora, Secretaria Especial do Esporte em janeiro. Convidado pelo presidente Miguel Cagnoni, já planeja seus primeiros passos para a entidade.

– Estou muito honrado e muito feliz por ser lembrado e ser dedicado a ajudar essa contínua restruturação da CBDA. É uma confederação que passa por uma crise muito forte. Estou motivado para tentar ajudar. A parte estrutural e financeira da CBDA tem sido mexida e atualizada e isso é muito importante. A base foi construída e, agora, é traçar processos para a melhoria da gestão como um todo – falou Leonardo.

Ele estabeleceu como primeiro objetivo fazer um diagnóstico das cinco modalidades que a CBDA administra, observar se há metas e objetivos traçados e, caso não existam, traçá-los para que a entidade tenha uma forma única de lidar e se comunicar de forma interna.

Siga o Lance! no Google News