Os fãs da vela têm, a partir deste sábado, a oportunidade de participar da eleição de Melhor Velejador de 2017. A votação será aberta às 21h (horário de Brasília) no site oficial da Federação Internacional de Vela. O link estará no ar até as 21h desta terça-feira (7), quando a participação do público será encerrada, momentos antes do anúncio dos vencedores, na cerimônia de premiação em Puerto Vallarta, no México. Campeãs olímpicas na classe 49erFX nos Jogos Rio-2016, as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze concorrem na categoria feminina.
A dupla brasileira teve um desempenho brilhante na temporada 2017. Conquistou de forma incontestável a Copa do Mundo da World Sailing, com três ouros nas três etapas disputadas: Miami, nos Estados Unidos; Hyères, na França; e Santander, na Espanha. Elas também ganharam a medalha de prata no Mundial disputado na cidade do Porto (POR), em agosto. Para completar, Martine se tornou este ano a primeira velejadora do Brasil a participar da Regata de Volta ao Mundo (Volvo Ocean Race).
O Prêmio de Melhor Velejador do Ano é um dos troféus de maior prestígio no mundo da vela. Criado pela Federação Internacional em 1994, já foi conquistado quatro vezes por velejadores brasileiros: Robert Scheidt (2001 e 2004), Torben Grael (2009) e Martine Grael e Kahena Kunze (2014).
Confira os candidatos:
Feminino: Martine Grael e Kahena Kunze (Brasil); Marit Bouwmeester (Holanda); Sarah-Quitta Offringa (Aruba); Tara Pacheco (Espanha),
Masculino: Peter Burling (Nova Zelândia); Glenn Ashby (Austrália); Thomas Coville (França); Armel Le Cleac’h (França)