menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Ministro do Esporte nega que Lei de Incentivo ao Esporte vá acabar

Ministro também falou que vai trabalhar pela ampliação da LIE

Projeto-Lei-de-Incentivo-ao-Esporte-aspect-ratio-512-320
imagem cameraFoto: Divulgação/Ministério do Esporte)
Avatar
Thiago Braga
São Paulo (SP)
Dia 13/12/2024
10:30
Atualizado em 13/12/2024
13:43

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), prometeu que a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) não vai acabar. O compromisso foi assumido no palco da 13ª edição do Prêmio Paralímpicos, evento que homenageou os melhores atletas do esporte paralímpico brasileiro.

continua após a publicidade

— Quero desmentir um boato que ganhou corpo e preocupou toda a comunidade do esporte nesta semana. Digo a vocês que a Lei, um mecanismo tão usado no esporte olímpico e paralímpico, não vai acabar. Ela será mantida até dezembro de 2027 e em janeiro de 2028 vocês contem comigo para ela ser mantida por mais dez anos funcionando no nosso país. Estou aqui para desmistificar isso — afirmou Fufuca.

➡️ Recorde: COB destinará quase meio bilhão de reais a ações esportivas em 2025

Criada em 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a LIE é um dos principais instrumentos de fomento ao esporte no Brasil. Em 16 anos, já direcionou mais de R$ 5 bilhões para cerca de 8.800 projetos esportivos, contemplando diversas modalidades e promovendo inclusão e desenvolvimento. A lei opera por meio da renúncia fiscal, permitindo que empresas e cidadãos destinem parte de seus impostos a projetos esportivos.

continua após a publicidade
André Fufuca e Lula
André Fufuca, ministro do Esporte, e o presidente Lula (Foto: Reprodução/Instagram)

Em 2023, foram captados R$ 911,73 milhões, que beneficiaram 1.220 entidades e proporcionaram a execução de 2.184 projetos.

No entanto, a continuidade da LIE está ameaçada. Na quarta-feira (11), foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLC) 210/2024, que visa ajustar o arcabouço fiscal. O texto propõe limitar incentivos fiscais caso o governo enfrente déficit primário, o que colocaria em risco iniciativas como a LIE. O projeto, apresentado com regime de urgência, pode ser votado nos próximos dias, gerando apreensão no setor esportivo.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Em resposta, diversas entidades, atletas e ex-gestores, como a ex-ministra Ana Moser, posicionaram-se contra o PLC. Confederações esportivas emitiram um comunicado conjunto pedindo a preservação da LIE em sua forma atual, ressaltando sua importância para o desenvolvimento do esporte brasileiro.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias