Ministro sul-coreano sugere equipe mista com Coreia do Norte em 2020

Do Jong-Hwan está conversando com o ministro norte-coreano dos esportes, KIm II-guk, afirma agência; Países desfilaram juntos nas Olimpíadas de Inverno e Jogos Asiáticos<br>

imagem cameraEquipes podem disputar Jogos Olímpicos de Tóquio juntas (Foto:Reprodução/AFP)
Avatar
Lance!
Jacarta (ID)
Dia 22/08/2018
15:54
Atualizado em 22/08/2018
17:00
Compartilhar

O espírito esportivo está forte entre as Coreias após o desfile sob mesma bandeira nos Jogos Asiáticos e também, nos Jogos Olímpicos de Inverno. Nesta semana, o ministro da cultura, esporte e turismo da Coreia do Sul revelou em entrevista à agência Yonhap, que está em conversa com o ministro dos esportes norte-coreano, com o objetivo de que os países disputam os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020 com uma equipe mista.

A agência revelou que a conversa aconteceu durante os Jogos Asiáticos, que acontecem em Jacarta, na Indonésia. Os países entraram sob a mesma bandeira, que traz o mapa da Península Coreana, e vão disputar juntos algumas modalidades dos Jogos Asiáticos, que começaram no dia 18 de agosto e acontecem até o dia 2 de setembro.

— Falamos sobre o que podemos fazer sobre os times unificados antes da Olimpíada de Tóquio. E estamos trocando opiniões para manter diálogos regulares sobre os esportes intercoreanos, a partir da qual poderemos discutir a formação de mais equipes conjuntas — disse o ministro da Coreia do Sul.

Os Jogos Asiáticos têm intensificado a aproximação. Em abril deste ano, as duas Coreias já haviam competido juntas nos Jogos Olímpicos de Inverno, que aconteceu na Coréia do Sul. O time de hóquei contava com jogadoras dos dois países, na competição atual, o basquete feminino, o remo e a canoagem serão mistos. Durante a realização do evento, autoridades dos dois países se reuniram e fizeram a promessa de aceleração do acordo de paz. Os países que estão em guerra desde 1950, assinaram um acordo em 1953, e vivem em armistício desde então. O tratado de paz ainda não foi assinado.

Siga o Lance! no Google News