Missão 100% feminina do COB embarca para os Jogos de Rosário
Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-Americanos de Praia 2019 será no próximo dia 14. Primeiros atletas a chegar serão do triatlo e do vôlei de praia, no próximo dia 10<br>
- Matéria
- Mais Notícias
A primeira delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) liderada exclusivamente por mulheres embarca neste sábado para os Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019. Serão nove profissionais de diferentes áreas para coordenar a delegação de 62 atletas, de nove modalidades. A competição será realizada em Rosário, na Argentina, de 14 a 23 de março e contará com cerca de 2.000 atletas, disputando 24 provas de 13 modalidades esportivas.
- Foi uma ideia muito feliz do COB de lançar essa missão totalmente liderada por mulheres. Não que isso venha a ser um padrão no futuro, mas que as mulheres consigam mostrar nessa missão que são capazes, tem o mesmo potencial, são profissionais. Que isso abra portas no futuro, não só no COB, mas no mundo esportivo e na sociedade como um todo - disse a chefe da missão, Mariana Vieira de Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB.
Mariana é judoca, pós-graduada em Ciência da Motricidade Humana, que foi coordenadora de resultados dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007, liderou o tema dos Jogos Paralímpicos na candidatura brasileira aos Jogos Rio 2016 e atuou como gerente geral dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Além dela, estarão na missão Dasha Mishchenko e Gabriela Soares, na área de operação, Glaucia Heier, no apoio técnico, Natália Mourão como responsável pela área médica, Flora Silva, na área de massoterapia, Amanda Lima, na fisioterapia, e Mônica Faria e Miriam Jeske, na comunicação.
- As mulheres não querem ser tratadas como os homens. Todos nós temos nossas diferenças, mas que a gente tenha as mesmas oportunidades de mostrar do que somos capazes e que cada uma consiga conquistar seu espaço de acordo com a sua capacidade, não por ser homem ou mulher. Essa é a ideia! - analisou Mariana.
Nos Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019, o Time Brasil será representado em nove modalidades: beach soccer, esqui aquático, handebol de praia, maratona aquática, surfe (stand-up paddle), tênis de praia, triatlo, vela e vôlei de praia. Os objetivos são diferentes para cada uma delas.
- O Brasil tem três objetivos principais em Rosário. O primeiro é dar oportunidade para atletas jovens vivenciarem esse clima de missões e de evento multiesportivo, porque são atletas que tem potencial de integrar a delegação brasileira em futuros Jogos Pan-Americanos e Olímpicos - explicou Mariana.
- O segundo é ter atletas de esportes de praia com chances de classificação para o Mundial de Praia em San Diego, para que possam vivenciar o clima de uma missão do Time Brasil. Além disso, a gente está levando alguns esportes não olímpicos, mas que tiveram excelentes resultados em Mundiais no ano passado, como é o exemplo do Handebol de Praia, que foi campeão. Achamos relevante dar essa oportunidade para que eles continuem nessa trilha de bons resultados para o Brasil - completou.
A missão será composta por 62 atletas, sendo 37 homens e 25 mulheres. Os atletas do Triatlo e do Vôlei de Praia serão os primeiros a desembarcarem na cidade argentina no dia 10. Três dias depois, chegam os representantes brasileiros da Maratona Aquática e do Esqui Aquático. A Cerimônia de Abertura será realizada no dia 14 e as disputas para os brasileiros começam no mesmo dia, com o vôlei de praia e o triatlo. Entre os destaques desse primeiro dia de disputas está a dupla feminina do Vôlei de Praia, Ana Patrícia/Rebecca, que conquistaram o título da etapa de Haia (Holanda), quatro estrelas, a primeira parada do Circuito Mundial em 2019
COB leva ONU Mulheres ao Congresso Olímpico Brasileiro
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), fechou parceria com a ONU Mulheres para a primeira edição do Congresso Olímpico Brasileiro, que acontece no dia 13 de abril, no WTC Events Center, em São Paulo.
Com o objetivo de aumentar a participação de mulheres no esporte de rendimento - tanto como atletas quanto como profissionais em posições de liderança - e promover a igualdade de gênero no ambiente esportivo, o estande da ONU Mulheres vai focar em temas diretamente relacionados à tomada de decisões e ao desenho e à gestão de programas esportivos. Será um momento de exposição do conhecimento trazido pelo programa Uma Vitória Leva à Outra, cuja parceria com o Comitê Olímpico Internacional se constitui em 2016, tornando-se parte do legado olímpico a partir do investimento em programas esportivos e de desenvolvimento de habilidades para a vida para meninas.
Entre os temas que serão abordados estão as barreiras comuns que limitam a participação de meninas e mulheres no esporte, as medidas para a inclusão de gênero no esporte, criação de espaços seguros, abuso e assédio sexual no esporte e maneiras de combatê-los e o papel de dirigentes, treinadores e treinadoras, e atletas para a inclusão de meninas e mulheres no esporte.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias