Após largar em quinto, o italiano Andrea Dovizioso se recuperou no trajeto e venceu o GP do Catar, primeira prova da MotoGP 2018. Apesar de Johann Zarco ter mantido a liderança durante boa parte da disputa, Dovizioso fez a ultrapassagem faltando cinco voltas para o fim da corrida e segurou a vantagem mesmo com aproximações de Marc Márquez, que ficou em segundo. Zarco, que tinha um bom espaço à frente, bambeou e acabou na oitava colocação. Valentino Rossi fechou o pódio, com o terceiro lugar.
O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli ficou em 12º lugar. Já o espanhol Alex Rins caiu na curva da décima volta assim como Jorge Lorenzo, que ficou pela curva cinco e abandonou a prova após o acidente. Os pilotos voltam a atenção para o GP da Argentina, que acontece no dia 8 de abril.
Na Moto2, Francesco Bagnaia garantiu sua primeira vitória. O italiano assumiu a liderança nas primeiras voltas e ficou à frente de Álex Márquez, que terminou em terceiro lugar depois de largar na pole position. Lorenzo Baldassarri ficou com a prata. O brasileiro Eric Granado largou na 30ª colocação e não conseguiu avançar.
Pela moto 3, Jorge Martín resistiu à pressão de Arón Canet na etapa final e, em Losai conquistou sua segunda vitória no Mundial de Moto 3. A queda de Bastiani na curva 6 foi determinante para que o espanhol pudesse chegar ao segundo triunfo na carreira. Canet e Lorenzo Dalla fecharam o pódio.