Próximo a chegada dos Jogos Olímpicos do Japão, umas das classificatórias e a mais importante competição da temporada do pentatlo moderno foi transferira da China para o México por causa do coronavírus. O Mundial que aconteceria na cidade de Xiamen, entre os dias 25 e 31 de maio deste ano, agora ocorrerá em Cancún.
E como uma forma de recompensar o país pela ausência da disputa desse ano, o Mundial de Pentatlo será adiado por dois anos na China, sendo sede apenas em 2022. Enquanto que no ano que vêm a Russia irá promover a edição.
O presidente da UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), Klaus Schormann se posicionou sobre a situação:
- As últimas semanas foram difíceis para todos os envolvidos no esporte internacional, e nosso movimento não é exceção. Lamentamos muito que o surto de coronavírus tenha causado tantas perturbações. Não tivemos outra opção a não ser afastar nossa principal competição anual da China. Estou satisfeito que podemos fornecer essas garantias à nossa comunidade global, minimizando as interrupções para atletas, treinadores, equipes de apoio e todos os outros interessados durante o ano mais importante do ciclo olímpico de Tóquio 2020 - finalizou.