Apesar de ser um dos times mais novos da NFL, o Baltimore Ravens também é um dos mais bem sucedidos da liga, pois já conquistou dois Super Bowls. A equipe de Maryland foi fundada em 1996, quando Art Modell, então dono do Cleveland Browns, transferiu a franquia para Baltimore e a rebatizou. Após anos de decepção, os Ravens são um dos favoritos ao título atualmente.
➡️ Faltas no futebol americano: Diferença entre elas e a intensidade
Em 1996, Art Modell, anunciou os planos de transferir a franquia de Cleveland para Baltimore. Como parte de um acordo entre a NFL e a cidade, o empresário foi obrigado a deixar a história e os registros dos Browns em Cleveland para uma equipe de substituição, que assumiria o controle em 1999. Em troca, ele foi autorizado a levar sua própria equipe para Baltimore e formar uma franquia de expansão.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Cinco anos após a fundação, os Ravens conquistaram o primeiro Super Bowl, contra o New York Giants. Naquela equipe, a defesa foi peça fundamental, com Ray Lewis, Sam Adams e Rod Woodson sendo os principais nomes do elenco treinado por Brian Billick.
Após as saídas de grandes nomes do time que conquistou o Super Bowl de 2000, os Ravens oscilaram, mas ainda sim chegaram duas vezes à final da AFC, perdendo para Pittsburgh Steelers, em 2008, e New England Patriots, em 2011. Porém, no ano seguinte, o time conseguiu voltar à grande final da NFL, com Joe Flaco como quarterback e John Harbaugh como treinador.
Os Ravens venceram a AFC Norte com um recorde de 10-6, mas terminaram em 4º lugar na AFC, e assim, se classificaram como wild card. Após derrotarem o Indianapolis Colts por 24 a 9, em casa, os Ravens viajaram para Denver para jogar contra os Broncos. Na partida, os Ravens conseguiram uma vitória por 38 a 35 na prorrogação dupla. Em seguida, conseguiram a revanche ao ganharem seu segundo campeonato da AFC, contra o New England Patriots por 28 a 13.
No Super Bowl, os Ravens encararam o San Francisco 49ers de Colin Kaepernick e Jim Harbaugh, irmão de John. Na decisão, Joe Flaco decidiu com cinco touchdows e Baltimore venceu por 34 a 29, com o quarterback sendo eleito o melhor jogador da final.
Desde então, os Ravens não chegaram mais ao Super Bowl, apesar dos grandes times que tiveram nesses últimos anos. Com Lamar Jackson como quarterback, Baltimore decepcionou a torcida com eliminações em 2019, contra o Tennessee Titans, e em 2023, contra o Kansas City Chiefs.
Os Ravens visitam o Houston Texans, nesta quarta-feira (25), às 18h30 (de Brasília), no NRG Stadium. O confronto é difícil, já que os mandantes contam com C.J. Stroud e Stefon Diggs. Na última semana, Baltimore encara o Cleveland Browns, no dia 5 de janeiro, no M&T Bank Stadium.