NFL no Natal: conheça a história do Kansas City Chiefs
Franquia venceu três títulos nos últimos cinco anos
- Matéria
- Mais Notícias
O Kansas City Chiefs é um dos times de mais história na NFL. Fundada pelo empresário Lamar Hunt, a franquia conquistou o Super Bowl quatro vezes e é uma das melhores da década, tendo conquistado três títulos desde 2019. Apesar da relevância ter aumentado nos últimos anos, os Chiefs sempre foram importantes para a história do esporte.
Relacionadas
➡️ Faltas no futebol americano: Diferença entre elas e a intensidade
Em 1960, Lamar Hunt criou o Dallas Texans, um dos times fundadores da American Football League (AFL). Em 1963, a equipe mudou-se para Kansas City, no Missouri, e assumiu seu nome atual. Os Chiefs se juntaram à NFL como resultado da fusão entre as ligas em 1970.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Na AFL, os Chiefs conquistaram três campeonatos, em 1962, 1966 e 1969. Os dois últimos deram vaga para o Super Bowl, chamado na época de AFL/NFL Championship Game. Em 1966, no primeiro da história, o time foi derrotado pelo Green Bay Packers. No entanto, quando voltou para a final em 1969, Kansas City derrotou o Minnesota Vikings e levou seu primeiro título.
Após esses anos dourados na década de 60, o time não conseguiu mais ser protagonista e viu outros times dominarem, como o Pittsburgh Steeleres nos anos 70, o San Francisco 49ers nos anos 80 e o Dallas Cowboys nos anos 90. Nessas três décadas, o time até teve jogadores históricos, como Joe Montana, mas não conseguiu voltar para um Super Bowl. As mudanças começaram em 2013.
Depois de uma temporada ruim em 2012, os Chiefs demitiram o treinador Romeo Crennel e contrataram Andy Reid, técnico experiente, que levou o Philadelphia Eagles para um Super Bowl em 2004. O time voltou a ter protagonismo na NFL, com Alex Smith de quarterback, mas sem conseguir avançar muito nos playoffs. Em 2017, Kansas City escolheu Patrick Mahomes no Draft da NFL, uma das melhores decisões da história.
No primeiro ano, Mahomes foi reserva, mas, no ano seguinte, se tornou titular e mostrou que era especial ao ganhar o MVP da temporada, o primeiro da história do time a ganhar o prêmio. Os Chiefs até chegaram à final da AFC, mas foram derrotados pelo New England Patriots de Tom Brady, que foi campeão da temporada.
Em 2019, os Chiefs começaram a temporada como um dos favoritos ao título. O time venceu a AFC Oeste pelo quarto ano seguido e se classificou para os playoffs com a segunda melhor campanha da Conferência (12-4). Nos playoffs, derrotaram Houston Texans (51 a 31) e Tennessee Titans (35 a 24), conquistando o título de campeão da AFC e uma vaga na grande final. No Super Bowl LIV, os Chiefs venceram o San Francisco 49ers por 31 a 20 e conquistaram o título, o segundo da história do time.
Após o primeiro título, a dinastia dos Chiefs começou. Desde 2018, a franquia sempre chegou às finais de AFC e jogou quatro Super Bowls, vencendo três, dois contra os 49ers (2019 e 2023) e um contra o Philadelphia Eagles (2022). Com os títulos de 2022 e 2023, Kansas City se tornou o primeiro bicampeão consecutivo da NFL desde 2004, quando os Patriots conseguiram o feito.
Os Chiefs visitam o Pittsburgh Steelers, nesta quarta-feira (25), às 15h (de Brasília), no Acrisure Stadium, em Pittsburgh (EUA). O confronto é equilibrado, com duas defesas fortes, mas com desequilíbrio na posição de quarterback, já que Mahomes tem mais qualidade que Russell Wilson. Na última semana, Kansas City encara os Broncos, no dia 5 de janeiro, no Empower Field at Mile High.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias