O que são as 24 Horas de Le Mans?
Corrida é uma das mais tradicionais do mundo

- Matéria
- Mais Notícias
Neste final de semana, irá acontecer as 24 Horas de Le Mans, um dos maiores eventos do esporte à motor. A corrida faz parte da "Tríplece Coroa do Automobilismo" e é uma das mais importantes e mais tradicionais do mundo.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
As 24 Horas de Le Mans fazem parte do calendário do WEC, que é conhecida por ser uma categoria de corridas de longa duração. O Endurance dá espaço aos protótipos esportivos e aos carros de turismo. Existem 4 categorias: Hypercar (LMH e LMDh) e LMP2, reservadas a protótipos, e corridas de GT divididas entre equipas com apenas pilotos profissionais (GTE-Pro) e equipas com pilotos amadores e profissionais (GTE-Am).
➡️ Drugovich, Nasr e mais: conheça os brasileiros na disputa das 24 Horas de Le Mans 2024
A primeira edição foi em 1923, no mesmo local em que é realizado até hoje, no Circuito de la Sarthe. A história da corrida começou três anos antes, quando a Associação de Automobilistas Franceses pôs em obra a realização de uma competição cujo caráter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a criação de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência. Durante a prova, equipes de dois Pilotos por carro vão-se alternando dia e noite.
A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans, no departamento da Sarthe. As 24 Horas de Le Mans é a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.
O Circuito de la Sarthe tem uma extensão de 13 626 metros, usa parte do Circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto.
O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com nove sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezenove. Na última edição, a Ferrari de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi venceu as 24 Horas de Le Mans e quebrou um jejum de 58 anos sem vitórias da equipe italiana na corrida mais tradicional do Endurance.

Junto com o Grande Prêmio de Mônaco (Fórmula 1) e com as 500 Milhas de Indianápolis (IndyCar), as 24 Horas de Le Mans fazem parte da "Tríplece Coroa do Automobilismo". Apenas o inglês Graham Hill conseguiu vencer as três corridas e é o único piloto com o título mais nobre do esporte à motor.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias