Oitavas de final da Liga Nacional de Futsal terão árbitro de vídeo
Nomeado “Vídeo Suporte”, o recurso poderá ser usado apenas em 5 circunstâncias; veja as regras para o uso da tecnologia
- Matéria
- Mais Notícias
Nesta quarta-feira (11), a Liga Nacional de Futsal, organizadora do principal campeonato da modalidade, anunciou que as fases decisivas da competição terão o auxílio do árbitro de vídeo. Chamado de “Vídeo Suporte”, ele será uma espécie de “VAR do futsal”, sendo conhecido apenas por “VS” (abreviação de Vídeo Suporte).
+Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!
Apesar de ser uma ótima notícia, o uso do recurso tecnológico não é exatamente uma novidade no mundo do futebol de salão. Na realidade, ele já foi usado nas semifinais do campeonato nacional da temporada passada. Porém, diferentemente do que ocorreu em 2022, este ano terá o auxílio do VS a partir das oitavas de final. Sendo assim, seu primeiro uso será na partida entre Corinthians e Minas, que ocorrerá na sexta-feira (13).
Confira todos os duelos das oitavas de final da Liga de Futsal:
- Corinthians x Minas
- Foz Cataratas x Joinville
- Praia Clube x Carlos Barbosa
- Assoeva x Jaraguá
- Pato Futsal x Cascavel
- Joaçaba x Sorocaba
- Santo André x Tubarão
- Umuarama x Atlântico Erechim
Regras para o uso do VS
O árbitro de vídeo do futsal poderá ser utilizado somente em 5 situações específicas das partidas: análise de pênaltis, lances de cartões vermelhos diretos, situações de gol ou não gol, caso algum jogador tome cartão por erro de identidade e/ou avaliação da sexta falta e as subsequentes (que geram o tiro livre indireto).
A regra indica que os técnicos só terão direito a um desafio por tempo de jogo. Se a solicitação for correta e o lance validado pela arbitragem, o treinador permanecerá com seu desafio, ou seja, ainda poderá usá-lo no mesmo tempo. Vale destacar que não há um limite estabelecido para desafios serem validados pela arbitragem com sucesso.
Além disso, em casos de prorrogação, cada time passará a ter um desafio adicional novamente. No caso da arbitragem, ela também poderá contar com o auxílio do VS em 4 casos específicos: erro no cronômetro (no início ou na pausa de uma partida) ou falha do mesmo, análise de situações de gol ou não-gol e/ou verificar se a bola entrou no gol antes do sinal acústico que demarca o final do tempo.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias