Os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, já começaram para a natação do Brasil. Oito atletas farão, entre esta quarta-feira e o próximo sábado, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, sessões de treinamentos intensivos com foco no revezamento 4x100, que é considerada como uma chance de medalha pelo comitê brasileiro e vem rendendo frutos nos últimos torneios.
Oito nadadores foram escolhidos para participarem desse intensivo e a ideia da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) foi mesclar o elenco com atletas experientes e outros que estão surgindo no cenário internacional. Quatro deles já participaram de Olimpíadas: Bruno Fratus, Gabriel Santos, João de Lucca e Marcelo Chierighini; e outros quatro que são vistos com esperanças André Calvelo, Breno Correia, Marco Antonio Ferreira Júnior e Pedro Spajari.
Além dos treinos na piscina, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) também terá o objetivo de trabalhar a parte longe das águas com os atletas, com reunião para discutir filosofias de revezamento e atividades específicas de troca, além da realização de exames médicos no laboratório da instituição.
- Acredito que esse camping seja de suma importância para que o nosso revezamento esteja entrosado para as competições de 2019. Eles terão, nestes quatro dias, toda tecnologia de treinamento necessária para que erros que acontecem naturalmente durante um campeonato sejam evitados - bradou Gustavo Otuska, supervisor da CBDA.
O foco da confederação nesses atletas se dá pelos resultados recentes do Brasil na modalidade. No ano passado, a Canarinho conquistou medalha de ouro no Pan-Pacífico, realizado em Tóquio. Na ocasião, Gabriel Santos e Marcelo Chierighini participaram das provas.