menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Palco de títulos de Guga e Nadal, Costa do Sauípe volta a sediar torneio

Brasileiro foi bicampeão na Bahia, e espanhol venceu o segundo torneio da carreira

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraGuga e Nadal no Rio Open de 2014 (Fotojump)
unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/03/2025
05:10
Atualizado em 28/03/2025
13:43

  • Matéria
  • Mais Notícias

De 2001 a 2011, a Costa do Sauípe sediou o Brasil Open, que teve, entre outros, campeões como Gustavo Kuerten, o Guga, e o espanhol Rafael Nadal. A boa notícia é que essa paradisíaca praia baiana voltará a sediar um torneio. E os lançamento oficial do Costa do Sauípe Open, um torneio Challenger, acontece nesta sexta (28), em São Paulo, na Arena Ace, na Vila Leopoldina, com a presença ilustre de Flávio Saretta, ex-número 44 do mundo.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Saretta tem ótimas recordações de Sauípe. Foi lá que, no dia 11 de setembro de 2001, conquistou a maior vitória da carreira, contra ninguém menos do que Guga, na estreia do então número 1 do mundo. Foi a primeira edição do Brasil Open. Naquela época, o torneio era disputado na quadra rápida.

Seis anos depois, já no saibro, novamente no Sauípe, Saretta voltou a derrotar o tricampeão de Roland Garros. No confronto geral, foram dois triunfos do ex-tenista paulista em três duelo diante do ex-líder do ranking mundial.

continua após a publicidade

Guga foi bicampeão no Sauípe

Passada a derrota para Saretta na estreia no ano anterior, o ídolo brasileiro (então 55º do mundo) ergueu seu primeiro título no Sauípe em 2002, numa final épica contra o argentino Guillermo Coria (70º), de virada, por 6/7, 7/5 e 7/6 (2).

Dois anos depois, Guga (17º) teve pela frente mais um tenista da Argentina na decisão. Dessa vez, Agustín Calleri (21º), superado por 3/6, 6/2 e 6/3. Por conta da chuva, a final começou, foi interrompida e terminou no dia seguinte. A torcida, inúmeras vezes, xingou o o tenista visitante, ao ponto de, na premiação, o bicampeão se desculpar com Calleri. Aquele foi o 20º e último troféu de simples do tricampeão de Roland Garros.

Gugakuerten sauipe
Guga e um de seus títulos no Sauípe (Paulo Whitaker/arquivo)

Nadal ergueu o segundo troféu da carreira na Bahia

Em fevereiro de 2005, quando o Brasil Open já era disputado no saibro, uma então promessa do tênis espanhol ergueu o cobiçado troféu. Seu nome? Rafael Nadal, aos 18 anos e 48º do mundo, que, na decisão, superou o compatriota Alberto Martin (61º), por 6/0, 6/7 e 6/1. Dois dias antes, o campeão derrotara o brasileiro Ricardo Mello (56º), nas semifinais, por 2/6, 6/2 e 6/4. Aquele foi apenas o segundo dos 92 títulos que o fenômeno espanhol conquistou na carreira. E o primeiro dos 11 que ele conquistou naquele ano, um recorde em sua carreira.

continua após a publicidade

Em 2013, já no Ibirapuera, em São Paulo, Nadal (5º) foi bicampeão do Brasil Open, derrotando, na decisão, o argentino David Nalbandian (93º), por 6/2 e 6/3.


Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias