O Brasil conseguiu alcançar a meta traçada para os Jogos Pan-Americanos e conquistou neste sábado, penúltimo dia de competições, o 53º ouro em Lima, no Peru. O feito, que estabeleceu novo recorde do país na história do evento, já a melhor marca até então eram as 52 duas medalhas douradas no Rio-2007, veio com Guilherme Costa, que venceu a prova dos 1.500m estilo livre da natação. A modalidade também bateu seu mais expressivo resultado na história do evento, com 29 pódios.
No sábado, o Brasil alcançou o primeiro lugar em diferentes esportes. As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49er FX, Bruno Lobo, no kitesurfe, e Matheus Dellagnelo, na Sunfish, ficaram com o ouro na vela. Eduardo Yudy, no judô, Valéria Kumikazi, no caratê, e Altobeli da Silva, nos 3.000m com obstáculos no atletismo, também foram campeões. Ao todo, o país conquistou ouros em 22 modalidades.
O Brasil também superou a edição do Rio-2007 em números totais de pódios. Enquanto na capital carioca foram 157, até o final da programação de sábado os brasileiros já conseguiram 164. Os esportes que mais deram medalhas ao país foram natação, com 29, atletismo, com 16, e ginástica artística, com 11.
O Brasil já assegurou a segunda colocação no quadro geral de medalhas ao final dos Jogos, um dos objetivos do Comitê Olímpico do Brasil (COB). São 54 ouros, 41 pratas e 67 bronzes. Os Estados Unidos lideram e o México aparece em terceiro lugar.