A equipe brasileira formada por Rafael Losano, Marcelo Tosi, Carlos Parro e Ruy Fonseca conquistou a prata no conjunto completo de equitação, no hipismo, neste sábado. Além da medalha, o grupo garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Ruy Fonseca, que na sexta-feira sofreu uma queda assustadora e teve algumas fraturas, não participou da prova.
O conjunto completo de equitação é composto por três provas: adestramento, cross-country e saltos. O Brasil terminou a competição com 122.1 pontos perdidos. Os Estados Unidos levaram o ouro com 91.2 pontos perdidos. A medalha de bronze foi para o Canadá, com 183.7 pontos perdidos.
Na competição por equipes, o pior resultado dos quatro conjuntos de cada prova é descartado. Como o Brasil só teve três conjuntos nos saltos, não houve descarte e todos os resultados foram computados.
Bronze no individual
Além da prata por equipes, o cavaleiro Carlos Parro levou o bronze no individual com o cavalo Quaikin Qurious. Os Estados Unidos fizeram uma dobradinha. Boyd Martin levou o ouro e Lynn Symansky, a prata.
O Brasil é o atual terceiro colocado no quadro geral de medalhas com 18 ouros, 17 pratas 32 bronzes, com 67 no total. Os Estados Unidos lideram, seguidos pelo México.