Papo com Helio Castroneves: ‘Já acelerando em Indianapolis’
Piloto brasileiro iniciou os treinos para a Indy 500 e conta em sua coluna semanal no LANCE! os detalhes da preparação para o desafio, que acontece no dia 30 de maio
- Matéria
- Mais Notícias
Oi, pessoal!
Começaram ontem (18), aqui em Indianapolis, os treinos preparatórios para a Indy 500. Trata-se, na verdade, de um período crucial, pois temos de trabalhar em duas frentes. Ao mesmo tempo, e não necessariamente nessa ordem, temos de encontrar o acerto para o Qualifying, que acontece neste fim de semana, e também para a corrida, em 30 de maio.
Obviamente que é um trabalho intenso, com muito planejamento e análise de dados. Em compensação, tenho um prazer enorme em testar, conversar com os engenheiros para experimentar soluções, voltar à pista para ver se funcionou o acerto pensado e repetir o processo até encontrar o pacote certo.
De ontem até sexta-feira, são cerca de seis horas por dia de pista aberta. Como não há tempo a perder, aproveitamos o primeiro dia para verificar a maioria das coisas que foram planejadas com antecedência. Vocês se lembram que a gente participou do teste coletivo, aqui mesmo em Indianapolis, e daquela ocasião saíram muitas informações que foram aplicadas e desenvolvidas na fábrica, lá em Ohio.
Assim, a tudo aquilo que já tínhamos, os dados de agora vão se somando. É uma salada de gráficos e números que traduzem o desempenho em cada milímetro do oval de 2,5 milhas. Só que de nada adianta muita informação se a equipe não sabe o que fazer com ela. Pois aqui na Meyer Shank Racing, os caras são feras, falamos de igual para igual e as ideias e experiências vão de encaixando de forma perfeita.
Essa é minha 21ª 500 Milhas e as pessoas se espantam com a minha motivação. Mas estou realmente muito feliz por estar aqui, estreando numa nova equipe, ao lado de pessoas realmente incríveis. Esse é meu ambiente, meu mundo, minha vida.
Temos muito trabalho pela frente até o sábado, o primeiro dia do Pole Day. Como só largam 33 carros e o número de inscritos excedeu a esse número, será um ano com a volta do Bump Day.
No primeiro dia do Qualifying, dois grupos serão formados ainda no sábado. Os nove mais rápidos se credenciam para, no dia seguinte, disputar o Fast 9, prática que efetivamente define o pole position. As demais posições, entre o 10º e 30º colocados já saem definidas no sábado mesmo. Sobra também para o domingo a definição da última fila com o atrativo adicional do Bump Day, formado pelos pilotos que não conseguem um lugar no grid.
É isso, amigos. Como estou escrevendo na manhã desta quarta-feira, deixem eu ir para meu treino acelerar a bagaça. Forte abraço a todos e até semana que vem.
Helio Castroneves, especial para o LANCE!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias