Oi amigos, nesses dias muito difíceis para toda a humanidade, com diversos setores paralisados ou funcionando precariamente, há um esforço geral para que voltemos a ter algo minimamente parecido com a rotina. No automobilismo não é diferente e, pelo menos aqui nos Estados Unidos, a engrenagem do nosso esporte começa a girar, ainda que as consequências da pandemia estejam presentes. É uma retomada que começa lentamente, mas começa.
A primeira categoria a voltar às pistas foi a NASCAR, que no domingo agora correu em Darlington, quase dois meses e meio após a corrida anterior, que foi em Phoenix e vencida pelo Joey Logano, do Team Penske. E hoje, quarta-feira (20), a categoria volta a correr em Darlington novamente, pois a ideia é fazer várias provas, mesmo que durante a semana. Nessa fase inicial, por seguranças, são eventos sem presença de público.
Isso é uma pena, pois o fã é presença fundamental no automobilismo. Mas, por outro lado, os protocolos das autoridades da saúde pública precisam ser seguidos integralmente.
Enquanto isso, a IMSA e IndyCar estão se preparando com o mesmo objetivo, ou seja, voltar à ativa. No caso do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a retomada da temporada 2020 está marcada para 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, no Daytona International Speedway. Será a volta para a mesma pista na qual abrimos o campeonato em janeiro, com a prova de 24 horas, entre os dias 25 e 26.
Agora o formato será diferente, pois vamos fazer uma disputa com duração de 2h40min. Depois disso, no dia 18 de julho, vamos correr no Sebring International Raceway com a mesma duração. Aliás, serão cinco corridas consecutivas de 160 minutos. Mas aí o leitor atento do Lance! pode perguntar:
- Castroneves, não vai ter mais a 12 Horas de Sebring?
Sim, vai ter. Seria uma tristeza tirar uma prova tão importante do calendário. Felizmente, foi mantida, mas deslocada para encerrar o campeonato desse ano. Antes disso, como uma espécie de “aquecimento” para a prova que dura a metade do dia, teremos duas provas igualmente tradicionais e em pistas históricas. Uma tem duração de seis horas, em Watkins Glen). A outra vai além, com 10 horas em Road Atlanta.
Já no caso da IndyCar, meu foco é a Indy 500. Como estou desde 2018 disputando o campeonato integral da IMSA pelo Acura Team Penske, o Roger tem me dado um carro para voltar anualmente para o Indianapolis Motor Speedway. Só que dessa vez será no dia 23 de agosto. Não tem problema, pois estaremos lá da mesma forma. Mas já vou avisando: no mês de agosto, em Indianapolis, faz um calor danado, tão quente que parece Ribeirão Preto.
Para vocês acompanharem minhas provas com o Acura ARX-05 DPi #7, ao lado do teammate Ricky Taylor, o novo calendário é o seguinte:
04.07 - Daytona International Speedway (2h40min)
18.07 - Sebring International Raceway (2h40min)
02.08 - Road America (2h40min)
06.09 - WeatherTech Raceway Laguna Seca (2h40min)
27.09 - Mid-Ohio Sports Car Course (2h40min)
04.10 - Watkins Glen International (6h)
17.10 - Michelin Raceway Road Atlanta (10h)
14.11 - Sebring International Raceway (12h)
Então é isso, amigos. Abração e até semana que vem.