Papo com Helio Castroneves: ‘Quarta vitória no ano e liderança’
Etapa de encerramento do IMSA WeatherTech SportsCar Championship será disputada no dia 14 de novembro, com a tradicional prova 12 Horas de Sebring, e brasileiro disputa taça
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Realmente, essa temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship está sendo de grandes alegrias para mim, meu teammate Ricky Taylor e todos do Acura Team Penske. O domingo que passou foi outra prova disso. Demos um grande passo rumo ao título. Em Laguna Seca, conquistamos a quarta vitória do ano e assumimos a liderança do campeonato.
Isso não significa dizer que o título está no papo, nada disso. Acho mesmo que a decisão deste ano será uma das mais apertadas da história da categoria. A etapa de encerramento será disputada no dia 14 de novembro, com a tradicional prova 12 Horas de Sebring. Como vocês se lembram, essa corrida sempre acontece no mês de março, mas nesse ano foi deslocada para novembro, por causa da pandemia.
Estarão em jogo exatos 35 pontos, então, os cinco primeiros na classificação têm chances de levantar o caneco, mesmo que matematicamente falando, em alguns casos. Além disso, são apenas dois pontos entre a gente e os vice-líderes. Certamente, a decisão será nos detalhes e, obviamente, Ricky e eu vamos com tudo para a quinta vitória no ano e o título.
Como eu falei na semana passada, a prova de Laguna Seca era muito importante para poder chegar em Sebring liderando a pontuação. E foi o que fizemos. Mas posso dizer a vocês que não foi fácil e as coisas não começaram muito bem.
A programação em Laguna Seca reservava dois treinos livres para a sexta-feira, mas só foi possível desenvolver o trabalho no primeiro, pois no segundo, por culpa minha, houve um acidente logo no início. Tanto que fui pedir desculpas para o Felipe Nasr, que pilotava o outro carro, e sua equipe. Acabamos sem poder andar porque quebrou a suspensão traseira do Acura ARX-05 DPi #7.
Como sempre, porém, os caras da equipe Penske foram fantásticos e deixaram tudo em ordem para o Qualifying de sábado, quando o Acura Team Penske conquistou toda a primeira fila. O Juan Pablo Montoya foi o pole com o #6 e eu coloquei o #7 logo a seguir.
Na corrida, do domingo, as posições foram mantidas na largada e fomos assim até quase o final. Só deixamos as duas primeiras posições, e assim mesmo momentaneamente, nas paradas. Foi aí que, faltando duas voltas para o término da disputa, o Ricky Taylor ultrapassou o Dane Cameron e assim fizemos 1 e 2 no pódio.
Se vocês me perguntarem se houve jogo de equipe, tenho de ser honesto e dizer que sim. Mas é importante deixar claro que isso só aconteceu porque Ricky e eu estamos na disputa pelo título. O Juan Pablo e o Dane já não tinham condições matemáticas para defender o título que eles conquistaram no ano passado, mesmo se vencessem no domingo. E exatamente por isso não houve resistência à nossa ultrapassagem e conseguimos os pontos necessários para assumir a dianteira da pontuação.
Com 20 anos de Penske, sempre ouvi de Roger Penske a mesma coisa: “Todos os pilotos estão livres para disputar vitórias, posições e títulos. Só vou intervir se precisarmos de um resultado para garantir ou manter nossas chances de lutar pelo título”.
Eu mesmo já comprovei isso na pele. Enquanto tinha chances de campeonato, lutei com tudo até o último momento, mas também cedi posição em situações em que a equipe precisava disso para ser campeã. Então, tudo aquilo que o Roger sempre disse, mais uma vez foi comprovado.
Agora é trabalhar duro para cumprir a última etapa e fechar o ano com o título. Estou muito satisfeito com o trabalho realizado até aqui, mas temos muito trabalho pela frente. Sobre isso, na próxima semana vamos falar mais.
Forte abraço e cuidem-se!
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* Helio Castroneves é piloto do Acura Team Penske no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e do Chevrolet Team Penske na Indy 500.
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