Papo com Helio Castroneves: ‘Texas: o primeiro oval do ano’
Piloto brasileiro encara a<span style="color: rgb(85, 85, 85); font-family: opensans_regular; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; text-align: start;"> prova XPEL 375, no Texas Motor Speedway, que fica em Fort Worth</span>
- Matéria
- Mais Notícias
A temporada 2022 do NTT IndyCar Series terá continuidade neste final de semana com a realização da prova XPEL 375, no Texas Motor Speedway, que fica em Fort Worth, pertinho de Dallas. A corrida do domingo, 20, terá aproximadamente 600 km (375 milhas) percorridos nas 248 voltas programadas para esse oval de 1,5 milha, que tem forte presença no meu Ranking de vitórias.
Trata-se do primeiro oval da temporada, que se reveste de grande significação. Além de ser uma etapa importante do campeonato, serve também como preparação a Indy 500, o segundo oval do ano. Depois disso, teremos Iowa (23 de julho) e Madison (20 de agosto).
No meu caso, será a segunda prova em oval que disputo pela Meyer Shank Racing. A primeira foi no ano passado e a história vocês já conhecem. Minha corrida anterior no Texas foi em 2017 e, naquela época, eu era recordista com quatro vitórias: 2004 (Dallara Toyota), 2006 (Dallara Toyota), 2009 (Dallara Honda) e 2013 (Dallara Chevrolet).
Só que, de lá para cá, o Scott Dixon venceu três, somando cinco vitórias. Mas não tem nada, não. Como estou de volta, terei chances de recuperar algumas marcas que deixei quando me transferi para o IMA SportsCar.
Em termos práticos, a disputa no Texas é muito intensa e proporciona grandes velocidades. Quando fiz a pole em 2004, a minha média foi de 348 km/h, algo similar ao que o Josef Newgarden fez em 2020. A pista sofreu algumas modificações nos últimos anos e algumas delas, provavelmente, só irei conhecer quando os treinos começarem no sábado, mas fundamentalmente é a mesma pista que sempre proporcionou grandes espetáculos.
Já que comecei a falar da programação, vamos lá. Os treinos e o Qualifying serão realizados no sábado. A corrida, no dia 20, terá largada às 13:30, no horário oficial do Brasil. TV Cultura e ESPN transmitem ao vivo.
Esse seria um final de semana prá lá de movimentado porque teremos 12 Horas de Sebring no sábado. Eu estava escalado para participar dessa prova e, sem dúvida, super empolgado de fazer as duas corridas, principalmente depois da vitória na 24 Horas de Daytona. Mas, analisando melhor, Mike Shank e eu chegamos à conclusão de que seria um desgaste muito grande, que poderia prejudicar o trabalho no Texas. Assim, mesmo com dor no coração, não estarei em Sebring.
É isso, pessoal, forte abraço e até semana que vem!
* Helio Castroneves, especial para o LANCE!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias