menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Paris-2024 defende que laboratório suspenso volte à ativa em seis meses

O presidente do Comitê Organizador revela surpresa com suspensão temporária da Wada, mas mostra otimismo

Tony Estanguet, tricampeão olímpico de slalom
imagem cameraTony Estanguet defende rápida resolução para suspensão de laboratório francês (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Pau (FRA)
Dia 28/09/2017
13:51
Atualizado em 28/09/2017
14:13

  • Matéria
  • Mais Notícias

A suspensão temporária do laboratório de controle antidoping Châtenay-Malabry pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) pegou o Comitê Organizador dos Jogos de Paris-2024 de surpresa. Mesmo assim, a entidade acredita que dentro de seis meses o local voltará à ativa. Caso isso se concretize, o controle de dopagem da Olimpíada parisiense poderá ser realizada em Châtenay-Malabry.

- Claro que fiquei surpreso. Não é uma boa informação para nós. Estamos trabalhando juntos para encontrar uma maneira de melhorar essa situação e restaurar o laboratório. Temos seis meses. Podemos estar confiantes de que o laboratório estará novamente em um bom nível neste período - afirmou Tony Estanguet, presidente do Comitê Paris-2024, em entrevista ao site "Inside the Games".

O anúncio foi realizado pela Wada na última terça-feira, após detectar falhas em análises de amostras. A acreditação está suspensa desde o dia 24 de setembro e as amostras foram enviadas para laboratórios credenciados.

Além do Comitê, a Agência Francesa Antidoping (AFLD) também crê em uma rápida resolução 

- Esta medida da Wada segue o relatório do próprio laboratório de Châtenay-Malabry de disfunções ocorridas em circunstâncias excepcionais no processo de análise. Medidas corretivas apropriadas foram tomadas imediatamente e todas as amostras possivelmente afetadas foram testadas novamente sem que mais anomalias fossem encontradas. A suspensão da Wada é uma precaução temporária que já foi aplicada há muitos outros laboratórios antidoping recentemente - afirmou a AFLD,através de uma nota oficial.

Até que as falhas nas análises sejam solucionadas, uma comissão disciplinar independente acompanhará os trabalhos no laboratório da capital francesa. Apenas a Wada, no entanto, define sobre a reacreditação ou não do local.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias