menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

‘Passo bem grande na minha carreira’, diz João Fonseca em coletiva no Rio Open

Brasileiro estreia no torneio nesta terça (18) contra o francês Müller

Joao-Fonseca-coletiva-Rio-Open-04-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJoão Fonseca em coletiva do Rio Open (foto: Rio Open)
ba04ed20-e0ab-4fea-ba25-8eca85fa8aa8_WhatsApp-Image-2025-01-08-at-15.07.29-aspect-ratio-1024-1024
Joyce Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes
Dia 17/02/2025
21:43
Atualizado em 17/02/2025
23:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

Um dia após conquistar o primeiro título de ATP na carreira, João Fonseca já se prepara para a próxima batalha do calendário: o Rio Open. Em coletiva nesta segunda-feira (17), o jovem tenista comentou sobre as recentes mudanças em sua carreira e em como isso impactou sua vida.

continua após a publicidade

➡️Fique por dentro de todas as notícias do esporte em tempo real no WhatsApp! Clique aqui e siga o canal do Lance!

- Bom, muita coisa mudou. Meu primeiro título e logo depois uma semana no Rio. Muita coisa mudou. Acredito que foi um passo bem grande na minha carreira. Na minha carreira as coisas acontecem muito rápido. Sempre aconteceram muito rápido. Fui do juvenil para o profissional, fui jogando cada vez em torneios maiores, indo de challenger para torneio grande, ganhando convites, crescendo. O João de um ano atrás nunca acreditaria que chegaria tão longe tão cedo. Obviamente acreditaria que poderia chegar onde eu estou e talvez até mais, mas não tão cedo. Depois de um ano, muita coisa mudou, saí de 700 no ano passado e agora estou em 70. Ao mesmo tempo é um salto importante para mim no nível de maturidade - afirmou.

A rápida ascensão de João foi comemorada por craques, como Neymar, Ronaldo, Nadal e Alcaraz. Embora tenha sido pego de surpresa com a visibilidade que ganhou após o Australian Open, quando furou o qualifying e disputou o primeiro Grand Slam do ano, ele não encara esse apoio como pressão.

continua após a publicidade

- Não sabia o quanto tinha viralizado depois da Austrália. Simplesmente honrado. Jogadores, ídolos nacionais, mundiais, me parabenizando, sabendo quem eu sou. Essas pessoas são ídolos para mim. São pessoas que eu via como intocáveis e me parabenizando sabendo quem eu sou é simplesmente sensacional - disse, acrescentando:

- Acho que algumas crianças, pessoas dizem que eu sou um ídolo para eles e eu falo, 'caraca, dois anos atrás eu via pessoas como meus ídolos'. E eu era torcedor e muita coisa mudou, como eu disse, e muito feliz com tudo isso que está acontecendo.

continua após a publicidade

Questionado sobre a estreia no Rio Open, que acontecerá nesta terça-feira (18), apenas dois dias após a final disputada em Buenos Aires, João Fonseca revelou estar pronto fisicamente para o duelo.

- Eu estou ótimo fisicamente, obviamente que eu vou ter uma semana cansativa, mas estou bem preparado. Estou me sentindo superbem, tratando da lesão, na verdade, a lesão já está zerada. Estou preparado para o jogo de amanhã, preparado para a semana, que vai ser cansativa e, ao mesmo tempo, muito legal.

João Fonseca em coletiva do Rio Open (foto: Rio Open)
João Fonseca na coletiva no Rio Open (Foto: Rio Open)

João Fonseca afirmou estar 100% focado no Rio Open, referindo-se ao torneio argentino como "página virada". Para ele, o importante é o que pode acontecer daqui para frente, como o primeiro título jogando em casa.

- O que aconteceu na semana passada é passado. Agora é focar no presente, no futuro, no que pode acontecer aqui no Rio Open. Então vou conseguir treinar hoje, me adaptar à quadra, descansar e me preparar para amanhã.

O carioca de 18 anos terá pela frente na primeira rodada do Rio Open o francês Alexandre Müller, que é atual número 60 do ranking da ATP. Embora o tenista de 28 anos tenha enfrentado outros brasileiros na carreira, será a primeira vez que ele irá duelar com Fonseca.

- Nunca joguei com o Müller, nunca treinei com ele também. É um jogador que eu, particularmente, não conheço muito bem, nunca vi jogar, mas vou ver tudo com o meu treinador, com a minha equipe, esquematizar tudo certo sobre as estatísticas do jogo.

➡️Altas temperaturas no Rio: organização explica planejamento do Rio Open

Antes de bater um papo com a imprensa, João Fonseca levou os fãs à loucura ao realizar um treino rápido no complexo do Rio Open. Uma multidão se aglomerou para ver um pouquinho do fenômeno brasileiro, que é um dos favoritos para o torneio.

Veja como foi a primeira aparição de João Fonseca no Rio Open

Onde assistir João Fonseca x Alexandre Müller no Rio Open

A partida entre João Fonseca e Alexandre Müller será realizada na quadra central Guga Kuerten com previsão para começar não antes das 20h (de Brasília). O jogo será transmitido no Sportv 3. A temperatura estimada é de 36ºC por volta das 14h, ficando mais amena ao anoitecer, atingindo aproximadamente 29ºC. 🎾O Lance! acompanha o jogo em Tempo Real. ➡️Clique para assistir no Sportv

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias