Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore jogam a primeira partida da final da NBB, neste sábado, no Ginásio Hugo Ramos, às 14h. O confronto marca o início dos cinco jogos que definem quem será o campeão da NBB de 2018.
Duelos recentes
Os clubes já se enfrentaram recentemente e acirraram sua rivalidade. Na semifinal do Campeonato Paulista, o Paulistano venceu três jogos seguidos, após perder os dois primeiros e se classificou para a final. Poucos meses depois, as equipes se enfrentaram na Liga das Américas, pela fase de grupos e a vitória por 87 a 86 praticamente tirou o Paulistano da competição.
Durante a fase de classificação da NBB, o Paulistano venceu os dois jogos. Nesta temporada, as equipes se enfrentaram em dez oportunidades, com seis vitórias para o Paulistano contra quatro do Mogi das Cruzes.
Destaques nos rivais
O Mogi conta com um jogador especial. O norte-americano Shamell é o maior cestinha da história da NBB, mas nunca venceu a competição. Na partida que levou o Mogi a decisão, Shamell fez 40 pontos. Porém, o atleta já teve passagem pelo Paulistano, onde jogou por quatro anos e despontou no cenário nacional.
Destaque do Paulistano, Elinho também tem passagem pelo rival. O armador atuou por três temporadas no Mogi e esteve presente nas conquistas do Paulistão e da Liga Sul-Americana.