O Brasil ficou fora da decisão da Liga Sul-Americana de basquete. O Pinheiros até respirou por algumas horas no quadrangular semifinal ao eliminar o Flamengo do torneio, que garante ao campeão uma vaga na Liga das Américas. Ontem, a equipe paulista derrotou o Rubro-Negro por 80 a 74, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, mas também levou a pior, já que o Estudiantes Concordia (ARG) passou pelo Olimpia (PAR), por 72 a 66, e garantiu lugar antecipado na decisão.
Os argentinos asseguraram a liderança no Grupo E, uma vez que já haviam vencido o clube de São Paulo na primeira rodada do quadrangular. Mesmo que percam para o Olimpia hoje, não podem ser alcançados nos critérios de desmepate.
O ala-armador americano Holloway, mais uma vez, foi o cestinha do confronto entre os rivais brasileiros, com 25 pontos, além de ter distribuído seis assistências. Ansaloni marcou 17 pontos e 11 rebotes. Bennett terminou a partida com 13 pontos. No Flamengo, Marquinhos fez 20 pontos, com seis rebotes e seis assistências. JP Batista anotou 16 pontos e Olivinha marcou 15.
Foi a segunda eliminação do Flamengo para o Pinheiros em menos de um ano. No último NBB, a equipe de Cesar Guidetti barrou o Rubro-Negro nas quartas de final.
O último compromisso do Flamengo será hoje, contra o Estudiantes, no Tijuca, às 20h30 (de Brasília). Antes, às 18h15, o Pinheiros medirá forças com o Olimpia. Paulistas e paraguaios lutam pelo segundo lugar.
O Brasil encerrou uma sequência de quatro anos seguidos no topo do pódio da competição continental. Em 2013, o Brasília ergueu a taça ao derrotar o Aguada (URU). Depois, os campeões foram Bauru (2014), Brasília (2015) e Mogi das Cruzes (2016).
O outro finalista será conhecido entre os dias 14 e 16 de novembro, em Barquisimeto (VEN). A etapa contará com o Cimarrones (COL), o Quilmes de Mar del Plata (ARG) , o Guaros de Lara (BOL) e Aguada (URU).