Presidente da FIA se afasta de decisões ligadas à cargos da Formula 1
Relação entre construtoras, pilotos e organizações ficam sob a tutela de Nikolas Tombazis, novo diretor de monopostos da federação
- Matéria
- Mais Notícias
As decisões que envolvem operações diárias na categoria da Fórmula 1 não serão mais realizadas pelo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). De acordo com o portal "Autosport", o presidente Mohammed ben Sulayem determinou Nikolas Tombazis, recém-nomeado diretor de monopostos da federação, para intermediar o relacionamento entre entidade, pilotos, construtora e categoria.
No ano passado, a Fórmula 1 e a FIA divergiram em diferentes momentos com relação à decisões tomadas pelo presidente, que assumiu o cargo em janeiro de 2022. Sulayem lidou com diferentes problemas, como a polêmica corrida final da temporada 2021 (GP de Abu Dhabi), quando mudou parte do corpo de dirigentes envolvidos na categoria.
+ Esperança de medalhas nas Olimpíadas, Alison dos Santos sofre lesão grave no joelho
O emiradense criticou as manifestações antirracistas e contra a homofobia de pilotos como Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Além disso, ele restringiu os posicionamentos dos atletas, que não acataram, em parte, as proibições.
A F1 e Sulayem se desentenderam no início deste ano. O presidente da FIA deu o aval para a entrada de mais uma construtora na categoria, mas as equipes temiam uma perda financeira com a chegada de mais uma empresa para dividir os lucros.
Com o afastamento do presidente na relação com a F1, as expectativas são de melhora de relacionamento entre as organizações. No entanto, as decisões de maior importância dentro da categoria passam pelo emiradense.
A responsabilidade passada para Nikolas Tombazis nas decisões da federação sobre a F1 foi anunciada em carta enviada às 10 equipes que compõem a categoria. Ele também nomeou Steve Nielsen como diretor esportivo da federação.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias