Prodígio Gui Khury dá show em São Paulo e leva título da primeira etapa do Vert Battle 2023

Atual campeão da competição, skatista curitibano, de apenas 14 anos, mostra incrível variação de manobras e brilha no Centro Esportivo Tietê

imagem camerao jovem prodígio foi um dos destaques deste domingo (Foto: Eduardo Braz/Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 06/08/2023
15:48
Compartilhar

Ele não para de fazer história no skate. E isso com apenas 14 anos e 1,63m. Já com a marca de ter seu nome registrado no Guinness World Records com três recordes mundiais, o jovem prodígio Gui Khury foi um dos destaques deste domingo (06/08) no esporte. Na etapa de abertura do Vert Battle 2023, o Circuito Brasileiro de Skate Vertical, ele deu novo show na recém-inaugurada pista de Half Pipe do Centro Esportivo Tietê, na Zona Norte de São Paulo, e se sagrou campeão.

Há exatas duas semanas, esse skatista de Curitiba (PR) foi medalhista de ouro nos X-Games, na Califórnia (EUA), com a melhor manobra no Vert, levando até os locutores do evento à loucura. Agora, fez questão de mostrar tudo o que sabe também em terras brasileiras. Na terceira das quatro voltas de 30 segundos a que cada um tem direito, ele abusou. Além de uma manobra 720 graus e alguns flips, encaixou um 900 graus (dois giros e meio no ar) e garantiu a nota 96,93 e o título.

- Estou feliz demais. Foi uma etapa muito style e de alto nível, numa nova pista que todos terão a oportunidade de usar daqui pra frente, por ser pública, o que só valoriza e engrandece ainda mais o skate. Com certeza, novos nomes surgirão aqui e brilharão no Vertical. Queria aproveitar para agradecer aos meus patrocinadores e treinadores por essa conquista - disse Gui Khury, que defende o título do Vert Battle por ser o atual campeão.

Gui Khury começou a ficar conhecido no mundo do skate justamente pelos seus feitos precoces. Em 2019, emplacou seu primeiro recorde no Guinness World Records, por ter sido o mais jovem a participar do maior evento de esportes radicais nos Estados Unidos, os X-Games, com 10 anos e 225 dias de vida. No ano seguinte, nova marca, a de mais jovem skatista a completar a manobra 1080 graus no Vertical. E, em 2021, o mais jovem medalhista de ouro dos X-Games na categoria masculina.

Neste domingo, uma turma mais experiente até tentou, batalhou, deu altos voos, alcançou alturas extraordinárias, emplacou manobras espetaculares, mas não conseguiu desbancar Gui Khury. Com a nota 93,00, Rony Gomes, campeão mundial de Vertical em 2013 e idealizador do Vert Battle desde 2016, ficou com o segundo lugar. Ítalo Penarrubia, na última volta, cravou um 87,33 e completou o pódio. Bicampeão mundial e atração internacional do evento, o francês Edouard Damestoy terminou em sétimo.

Gui em ação durante o torneio (Foto: Eduardo Braz/Divulgação)

Lua Vicente e Pietro Nunes largam na frente nas outras categorias

Na categoria Feminino Open, quem largou na frente na temporada do Vertical foi Lua Vicente, natural de Santos (SP), uma das skatistas da cena do Skate Park e figurinha carimbada do circuito nacional. No ano passado, ela terminou o Vert Battle em terceiro lugar. Já na categoria Amador Masculino, quem deu show desde as semifinais e se sagrou campeão da primeira etapa foi Pietro Nunes, de São Bernardo do Campo (SP).

O Skate Vert Battle é um evento realizado pela Plataforma STU (Skate Total Urbe), homologado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e conta com o apoio da Oakley BR, Niggli, Santa Cruz Skateboards e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

PROFISSIONAL (classificação)

1°) CAMPEÃO: Gui Khury – 96,93

2°) Rony Gomes – 93,00

3°) Italo Penarrubia – 87,33

4°) Dan Sabino – 81,67

5°) Dan Cezar Pardinho – 79,17

6°) Mateus Guerreiro – 77,62

7°) Edouard Damestoy – 68,00

8°) Ian Landi – 65,00

FEMININO OPEN (classificação)

1ª) CAMPEÃ: Lua Vicente

2ª) Helena Laurino

3ª) Marina X-Lima

4ª) Manuela Tomitake

5ª) Jéssica Santos

6ª) Fernanda Galdino

7ª) Luiza Hiumi Itiki

8ª) Emily Santos

AMADOR MASCULINO (classificação)

1°) CAMPEÃO: Pietro Nunes

2°) Diego Mitsuo

3°) Pedro Vita

4°) Pedro Azevedo

5°) Cahique Carneiro

6°) Miguel Leal

7°) Tuco Manica

8°) Enzo Mendes

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Siga o Lance! no Google News