De acordo com a agência Reuters, o presidente da Rússia, Vladimir Putin afirmou, nesta quarta-feira, que não haverá boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang-2018. Os atletas que desejarem competir como neutros receberam o aval das autoridades locais. O Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliará os esportistas, que precisarão comprovar que não estão ligados ao escândalo de doping de seu país.
- Não vamos declarar nenhum embargo ou impedir que nossos atletas participem dos Jogos. Eles (atletas) passam a carreira toda se preparando para competições como estas. Para eles, é muito importante. Baseado nisso, logicamente, não proibiremos ninguém de fazer nada, ou impossibilitar a participação - disse o presidente.
Em pronunciamento, Putin afirmou que a Rússia aceita parte das responsabilidades, mas sustenta que as acusações de uso de doping não têm base.
- Primeiramente, temos de admitir que somos parcialmente culpados e demos razão para o banimente. Mas por outro lado, acredito que não foi uma decisão honesta. Em qualquer sistema de lei, não se aplica a responsabilidade coletiva - comentou o comandante russo.
Atletas comprovadamente fora do escândalo de doping poderão competir nos Jogos de Inverno pela bandeira olímpica, caso queriam. Eles serão escolhido por uma banca formada pelo COI e, caso conquistem medalhas, será executado o hino da entidade olímpica ao invés do russo.