Quais são os desafios e estratégias dos pilotos para o GP da Espanha?

Saiba o que as equipes encontrarão neste final de semana

imagem cameraMax Verstappen no GP da Espanha de 2023 (Foto: JOSEP LAGO / AFP)
Avatar
Lance!
Barcelona (ESP)
Dia 20/06/2024
14:25
Compartilhar

O Circuito de Barcelona-Catalunha, na Espanha, recebe a Fórmula 1 neste final de semana, marcando a décima etapa da temporada de 2024. Esta é uma das pistas mais tecnicamente exigente para os carros e no controle de pneus.

A Pirelli mais uma vez escolheu três compostos de pneus de pista seca mais duros de 2024 — C1 como Duro, C2 Médio e C3 Macio — sendo os mesmos selecionados para o Bahrein.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Lewis Hamilton, Max Verstappen e George Russell celebrando o pódio do GP da Espanha de 2023 (Foto: Josep LAGO / AFP)

🏎️ COMO É O CIRCUITO DE BARCELONA-CATALUNHA?

O circuito é considerado um dos mais completos do mundo, já que além das retas, ele traz todos os tipos de curvas possíveis. Como, por exemplo, a curva 3 e a combinação entre a 13 e a 14, que conduzem para a reta principal.

🏎️ PNEUS

Sobre os pneus, as forças laterais exercidas sobre o composto, principalmente no lado esquerdo, são altas, pois nove das 14 curvas são para a direita.

➡️ Sainz revela que foi chamado de ‘maluco’ por médicos após apendicite: ‘Poderia ter morrido’

🏎️ CLIMA

Além disso, temos a questão climática, o impacto do calor na gestão dos pneus. Diferentemente das últimas edições, a corrida deste ano acontece três semanas mais tarde, então pode estar mais quente.

O ideal são as equipes não escolherem o composto C3, já que pelas questões térmicas, o põe em desvantagem.

➡️ F1 admite intenção de ter mais sprints e rebate: ‘Errado dizer que 24 corridas é demais’

🏎️ PARADAS E ULTRAPASSAGENS

Olhando para a estratégia, duas paradas é a opção ideal e mais rápida a se seguir, mas claro, com todos os compostos entrando em ação. Com uma degradação pior dos pneus, até três paradas são viáveis. Na última temporada, foi provado que as ultrapassagens no circuito estão melhores que no passado.

O GP da Espanha será realizado entre os dias 21 e 23 de junho. Max Verstappen venceu a edição de 2023, com Lewis Hamilton e George Russell completando a fila.

Siga o Lance! no Google News