ba04ed20-e0ab-4fea-ba25-8eca85fa8aa8_WhatsApp-Image-2025-01-08-at-15.07.29-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionados porThayuan Leiras,
Dia 22/04/2025
15:59
Compartilhar

Lucas di Grassi contou as principais diferenças entre a Fórmula E e a Fórmula 1 (F1) em conversa exclusiva com o Lance!. O brasileiro, que já passou pela elite do automobilismo mundial e atualmente compete na categoria de carros elétricos, afirmou que os dois tipos de automóveis são completamente distintos.

— O carro é completamente diferente. Não existe nenhuma parte em comum entre um Fórmula E e um Fórmula 1 (F1). Mas a principal diferença é que um usa motor a combustão e o outro, motor elétrico, com bateria. Outra diferença gritante é a tração: na Fórmula 1, é nas rodas traseiras; já na Fórmula E, é nas quatro rodas. Isso faz com que o carro da Fórmula E vá de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos, enquanto o Fórmula 1 faz em 2,3 segundos. A velocidade máxima de um Fórmula 1 chega a 350 km/h, enquanto a da Fórmula E fica em torno dos 300 km/h — explicou o piloto.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Lucas di Grassi no pódio da Fórmula E (Foto: Reprodução)

Sobre a duração das provas, Di Grassi também destacou a diferença entre as duas categorias.

— As corridas da Fórmula E duram cerca de 45 a 50 minutos, enquanto as da Fórmula 1 costumam durar o dobro disso, cerca de 1h30 ou até 1h40, dependendo da prova — completou.

O piloto também comentou as diferenças entre os circuitos.

— Todas as pistas da Fórmula E são de rua, e a Fórmula 1 corre em autódromos — finalizou Di Grassi.

➡️ Lucas di Grassi relembra início na Fórmula E: ‘Um dos fundadores’

Di Grassi e a fundação da Fórmula E

Além de competir, Di Grassi participou ativamente da criação da Fórmula E. O brasileiro esteve envolvido no projeto desde o início, e foi peça-chave na construção da categoria.

— Em junho de 2012, começamos a construir o campeonato do zero até a primeira corrida, que aconteceu em 2014, na China — contou o piloto da Lola Yamaha Abt.

Lance! no Grid

A entrevista com Lucas di Grassi faz parte do projeto “Lance! no Grid”, série especial que entrevista nomes históricos do automobilismo em comemoração aos 75 anos da Fórmula 1.

Siga o Lance! no Google News