Os Jogos Pan-Americanos de 2023 estão programados para ocorrer entre 20 de outubro e 5 de novembro, no Chile. Apesar de o Brasil ser uma referência mundial no futebol masculino, sendo pentacampeão da Copa do Mundo e conquistando o bicampeonato (2016 e 2020) das Olímpiadas, no Pan a situação é um pouco diferente: a Seleção não conquista uma medalha de ouro desde 1987. Mas afinal, quantos ouros o Brasil tem no futebol do Pan?
+ Ramon Menezes divulga lista de convocados da Seleção Brasileira para o Pan
O Brasil tem sete medalhas de ouro no futebol em Jogos Pan-Americanos: quatro pelo masculino e três pelo feminino. A última conquistada pela Seleção masculina foi em 1987, em Indianápolis, nos EUA. Desde então, o país conquistou apenas prata em 2003 e bronze em 2015. As demais medalhas de ouro da Seleção foram nas edições de 1963, em São Paulo; de 1975, na Cidade do México, em que dividiu a medalha com a seleção mexicana, e de 1979, em San Juan, Porto Rico.
+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!
A categoria feminina foi acrescentada no Pan apenas em 1999. O Brasil é o maior campeão de medalhas de ouro nos jogos femininos, com três: das edições de 2003 (em São Domingos, na República Dominicana), 2007 (no Rio de Janeiro) e 2015 (em Toronto, no Canadá).
Na sexta-feira (22), o técnico Ramon Menezes divulgou relação dos atletas convocados para compor a equipe que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos deste ano, sediados em Santiago, no Chile. O treinador revelou uma lista composta por 18 jogadores que nasceram a partir do ano 2000, ou seja, que têm 23 anos de idade ou menos.
Entre os convocados, 14 jogadores atuam em times brasileiros e quatro estão atualmente na Europa. Quanto aos times brasileiros, Corinthians, o São Paulo e o Grêmio têm dois jogadores cada representando na convocação.
A preparação acontece entre os dias 9 e 17 de outubro. O Brasil está no grupo B, com Estados Unidos, Colômbia e Honduras. Ramon Menezes está criando uma estratégia com base nos Jogos Olímpicos do próximo ano também.
Veja como ficou a lista de convocados de Ramon Menezes:
Goleiros:
Mycael - Athletico-PR
Andrew - Gil Vicente
Matheus Donelli - Corinthians
Laterais:
João Moreira - São Paulo
Rikelme - Cuiabá
Patryck - São Paulo
Zagueiros:
Lucas Halter - Goiás
Gustavo Martins - Grêmio
Arthur Chaves - Acadêmico de Viseu
Meio-campistas:
Matheus Dias - Internacional
Guilherme Biro - Corinthians
Marquinhos - Nantes
Ronald - Grêmio
Igor Jesus - Flamengo
Atacantes:
Gabriel Veron - Porto
Matheus Nascimento - Botafogo
Figueiredo - Vasco
Kaio - Coritiba