Uma das mais importantes e respeitadas provas do calendário nacional, o RN 1500 reunirá as feras do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country nas modalidades Carros, Motos, Quadriciclos e UTVs. Pela frente, o desafio da diversidade de terrenos característica do evento e que agrada tanto os participantes. A programação de Especiais está fechada, bem como o percurso total pela trilhas do Rio Grande do Norte. Serão 728,9 quilômetros por todo o estado, com nada menos que 535,6 km de Especiais muito técnicas e exigentes, que colocarão à prova a preparação de pilotos e navegadores.
A programação oficial começará no dia 5, com a abertura da Secretaria de Prova e Vistorias Técnicas da CBM e CBM na Pousada Mar de Estrelas, a partir das 14h. No dia 6, No dia 6, às 8h será feito o briefing com equipes de apoio, ficando para as 9h o briefing da competição. No período das 9h às 11h acontecerão as Vistorias Técnicas. No começo da tarde, às 13h, haverá o Super Prólogo das Areias, com o primeiro momento de acelerar. Já no final do dia, às 17h, será a vez do Fórum Rally, ficando para as 20h a Premiação CBM do Brasileiro de Rally 2016, no Spaço Mix.
No dia 7 de abril será a vez da primeira etapa, de São Miguel do Gostoso até Macau, cidade que volta a integrar o roteiro do RN 1500. Será um trecho com muita areia e a expectativa é de uma grande recepção em Macau. Neste dia serão 189,69 km de percurso, com trecho especial de 147,90 km.
A segunda etapa, no dia 8/4, será de Macau até Currais Novos, no qual serão incluídos trechos inéditos nas 18 edições do evento. A etapa será a mais longa do rali, com total de 264,14 km e Especial de 176,15 km.
Para fechar a competição, a terceira etapa será de Currais Novos a Bom Jesus, que também preparará uma grande festa para receber o rali. Serão 175,13 km no dia, com trecho cronometrado de 111,62 km, fechando a prova.