Rio 40 °C: Recorde de calor preocupa atletas e público do Rio Open
Alguns eventos foram cancelados no estado a critério dos organizadores


- Matéria
- Mais Notícias
Cidade sede do Rio Open, o Rio de Janeiro registrou nesta segunda-feira (17), às 12h35, um nível de calor nunca atingido no município desde a criação do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo. No primeiro dia oficial do torneio de tênis, que nesse final de semana passou pela fase qualificatória, quatro brasileiros estreiam e terão o calor superior a 40 °C como maior adversário.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Brasileiros estreiam em dia de calor extremo no Rio Open
O primeiro dia da chave principal do Rio Open terá a presença de quatro brasileiros nas quadras do Jockey Club do Rio de Janeiro. A programação começa às 16h30 (de Brasília), com Felipe Meligeni na quadra central Guga Kuerten e Gustavo Heide na quadra 1. A previsão é que neste horário a temperatura seja de 35 °C.
Pela previsão do sistema Alerta Rio, a máxima na cidade pode chegar a 42 °C na tarde de hoje. A partir das 19h, quando jogam Thiago Monteiro e Thiago Wild, as temperaturas devem estar mais amenas: aproximadamente 32 °C.
➡️ Guga ganhou o Rio Open? Veja títulos do tenista no Brasil
🎾 Quadra Guga Kuerten
🕐 16h30 - Alexander SHEVCHENKO (KAZ) x Felipe MELIGENI ALVES (BRA)
🕐 19h - Facundo DIAZ ACOSTA (ARG) x Thiago MONTEIRO (BRA)
🕐 19h -Jaume MUNAR (ESP) x Thiago SEYBOTH WILD (BRA)
🎾 Quadra 1
🕐 16h30 - Gustavo HEIDE (BRA) x Francisco COMESANA (ARG)
🥵 Rio atinge nível 4 de calor
Com temperaturas ultrapassando os 40 °C nesta segunda (17), o município alcança, pela primeira vez, o nível de calor (NC) 4: quando os índices variam entre 40 °C e 44 °C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
Neste nível de calor extremo, o Centro de Operações Rio (COR) alerta para a possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte e megaeventos em áreas externas, caso não se ajustem.
É o caso do Rio Open. A estrutura do evento é descoberta para os espectadores, nas arquibancadas, e para os atletas, em quadras expostas.

🗣️ Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, dá diretriz
No último domingo (16), a prefeitura do Rio de Janeiro, representada por Eduardo Paes, realizou uma coletiva para alertar e orientar a população sobre as melhores formas de lidar com a forte onda de calor no estado. A entrevista aconteceu no Centro de Operações Rio (COR). A prefeitura recomenda que seja evitada a exposição direta ao sol nos horários de pico de calor.
- A ciência hoje nos permite entender os efeitos nocivos desse excesso de calor na saúde das pessoas, podendo levar até a morte. A gente quer que os cariocas vão para a rua, se divirtam, aproveitem o que a cidade tem de melhor. Mas é importante se proteger, entender que o calor tem sido cada vez maior - orientou o prefeito Eduardo Paes.
O prefeito, no entanto, explicou que a prefeitura não suspenderá nenhuma atividade na cidade, deixando a decisão a cargo dos organizadores.
❌ Eventos cancelados no Rio de Janeiro:
A prefeitura de Barra Mansa, município do Rio, aderiu às recomendações do calor extremo e suspendeu a maioria das aulas. As escolas vão abrir somente das 7h às 10h30 pelos próximos três dias.
- Os alunos e professores serão liberados e não haverá aulas no decorrer do dia e à noite. As escolas ainda seguirão abertas até às 13h, caso algum aluno deseje merendar na unidade - comunicou a prefeitura.
No domingo (16), a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis cancelou o ensaio que aconteceria na Praia de Copacabana, também por conta do "calor extremo".
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias