menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Sauber busca respostas para exclusão de Hülkenberg e decreta: ‘Não pode acontecer’

Diretor de operações da Sauber falou sobre a desclassificação de Nico Hülkenberg após o 13º lugar do GP do Bahrein

AFP__20250412__424J43J__v1__HighRes__AutoPrixF1BahrainPractice-aspect-ratio-512-320
imagem cameraNico Hülkenberg, da Sauber, no Grande Prêmio do Bahrein (Foto: Fadel SENNA / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/04/2025
17:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

É verdade que a Nico Hülkenberg chegou a vislumbrar uma briga por pontos em dado momento do GP do Bahrein de Fórmula 1, mas a realidade do 13º lugar ficou ainda pior horas depois do fim da prova quando foi desclassificado por desgaste excessivo da prancha de madeira do assoalho. A Sauber ainda não entende os motivos para que algo deste naipe tenha acontecido.

continua após a publicidade

➡️ Diretor da Sauber rasga elogios a Bortoleto e compara a piloto da Ferrari

Beat Zehnder, diretor de programas próprios e operações da Sauber, falou sobre o assunto após a corrida em Sakhir. Deixou claro que ainda não sabe o que aconteceu, mas que pegou a Sauber de surpresa após as avaliações feitas na sequência dos treinos livres, antes que o carro entre em regime de Parque Fechado. É a segunda vez que uma desclassificação por este motivo acontece na temporada – a outra foi a de Lewis Hamilton, da Ferrari, na China.

— Aparentemente, a medição da prancha do assoalho apontou um número menor que 9 mm. Fazemos TL1, TL3 e TL3 e, depois, medimos para termos nossas referências, mas o motivo para estar menor que 9 mm eu não sei — afirmou à revista inglesa Autosport.

continua após a publicidade

— Talvez tenha tido um impacto o fato de Nico ter dado poucas voltas no TL3, então terminamos os treinos com uma referência a menos. Mas não devia acontecer e não pode acontecer novamente — continuou.

Com relação a Gabriel Bortoleto, o acerto para a corrida tinha menos downforce que o do companheiro de equipe. É o que a Sauber enxerga como diferença para ter acontecido com um, mas não com o outro. O brasileiro foi o último colocado entre os que terminaram a corrida.

continua após a publicidade

— Temos de levar em consideração que é um circuito em que o carro pula demais se você passar por cima da zebra ou derrapar demais. É um erro da nossa parte. Claro que jamais quisemos quebrar as regras, porque é inimaginável a possibilidade de terminarmos nos pontos e perdermos depois — comentou.

AUTO-PRIX-F1-BAHRAIN-QUALIFYING Nico Hülkenberg
Nico Hülkenberg, da Sauber, no Grande Prêmio do Bahrein (Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Zehnder ainda tratou das necessidades da equipe para voltar a brigar e conquistar pontos, como foi em Melbourne.

— Não apenas uma corrida como Melbourne. A classificação é crucial e, depois, depende muito do trem em que você se encontra. Ar livre fazer enorme diferença em todos os aspectos. Hoje em dia, é preciso uma diferença de 1s2 a 1s5 para ser capaz de atacar, então o ar sujo se torna doloroso. Além disso, o ar livre é muito mais saudável para os pneus — apontou.

— Sabemos que temos de achar 0s2 ou 0s3 desesperadamente apenas para classificar melhor no grid. Nico é um dos melhores pilotos de classificação com que eu trabalhei e faz muita diferença se você começa a corrida em 13º ou 16º — finalizou.

Fórmula 1 volta já de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias