George Russell tratou de colocar a Mercedes na briga pela pole-position de logo mais e liderou o TL3 do GP do Azerbaijão, realizado neste sábado (14). O piloto acertou belo setor 3, o mais rápido da pista de Baku, e superou Charles Leclerc por apenas 0s013. Lando Norris ficou em terceiro.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Atividade de pista mesmo, foram cerca de 30 minutos dos 60 disponíveis, e tudo por conta da garoa que caiu sobre o circuito instantes antes e deixou a pista úmida, afastando os pilotos por quase 15 minutos de sessão, e das bandeira vermelhas causadas por quebra de Esteban Ocon e batida de Oliver Bearman. A ação, portanto, começou para valer com 35 minutos para o fim do treino.
E da mesma forma como aconteceu na sexta-feira, o TL3 viu certo equilíbrio, sobretudo entre McLaren, Ferrari e um surpreendente Sergio Pérez andando mais rápido que Max Verstappen em vários momentos, fazendo enfim valer o bom ritmo que costuma ter em pistas de rua, mas o neerlandês ficou à frente no fim. Nos minutos derradeiros, a Mercedes conseguiu se colocar no bolo, com Russell dominando no setor 3 e assumindo a liderança.
Destaque também para os carros da Williams, sempre fortes em pistas com trechos de alta velocidade. E novamente, Franco Colapinto andou muito perto de Alexander Albon, com a diferença ente ambos ficando em 0s044.
Oscar Piastri terminou em quarto, com Verstappen, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Albon, Colapinto e Lewis Hamilton fechando o top-10.
Confira como foi o TL3 em Baku:
O sábado em Baku começou com céu parcialmente nublado, 26°C de temperatura ambiente, com asfalto em 31°C e umidade relativa do ar em 39%. Apesar da ausência de previsão de chuva para o momento da sessão, uma leve garoa caiu sobre o circuito de rua de Baku pouco antes do horário do TL3 e foi suficiente para deixar a pista úmida. Isso acabou segurando os pilotos nos boxes por mais alguns minutos, com apenas os carros da Red Bull, Sauber e Aston Martin saindo para reconhecimento de pista, porém sem completar o giro.
Com 13 minutos transcorridos, Norris foi mais um a ir para a pista com os pneus macios para averiguar se já era momento para buscar volta rápida. E quando o britânico foi enfim o primeiro a acelerar, eis que Ocon surgiu estacionado no último setor. “Estou com problemas”, relatou o piloto, que já havia trocado a unidade de potência entre os treinos de sexta.
A bandeira vermelha, então, foi acionada para a retirada do carro da Alpine. Após paralisação de quase dez minutos, Piastri puxou a fila, e dessa vez quase todos também foram à pista, uma vez que restava pouco mais de meia hora para o fim da sessão.
O piloto da McLaren virou 1min45s476, com Hamilton e Russell em sequência. Mas Verstappen, com o melhor segundo setor, desbancou Piastri e assumiu a liderança, enquanto Lance Stroll colocou-se entre os Mercedes. Mais giros completados, e Sainz ficou a 0s069 da marca de Verstappen, com Pérez em quarto.
Albon, então, melhorou em todos os setores, sendo o melhor nos 2 e 3, e colocou nada menos que 0s8 no tempo de Max. O novato Colapinto veio no embalo e fechou a dobradinha momentânea da Williams, aproveitando o ótimo rendimento do carro azul em trechos de alta velocidade.
Enquanto Piastri e Nico Hülkenberg se metiam entre os Williams e os carros da Mercedes vinham muito fortes em volta rápida, o setor 1 ficou sob bandeira amarela, e logo veio o motivo: Bearman perdeu a tangência da curva 1 e bateu com a roda dianteira esquerda quando tentou levar o carro para a área de escape. “Ah! Eu sou um idiota! Me desculpem”, lamentou o piloto da Haas, um dos únicos ainda sem tempo registrado até então.
Pista novamente liberada, agora com pouco mais de 20 minutos para o fim, e Norris enfim conseguiu registrar tempo rápido, e que tempo: 1min44s226, assumindo a ponta por 0s145. Só que Albon baixou ainda mais e pintou o setor 2 de roxo ao ser 0s4 mais rápido que o #4, fechando o giro em 1min43s623. Leclerc, então, imediatamente colocou a Ferrari na ponta com 1min43s455.
15 minutos para o fim da sessão, Verstappen fez o melhor setor 2, o trecho em que, de fato, o RB20 rende melhor, mas perdeu novamente no retão e ficou a 0s129 de Leclerc. Pérez, em contrapartida, foi consistente e pôs a Red Bull na liderança, que durou até Piastri ser o mais veloz nos setores 1 e 2 e colocar 0s6 sobre Checo. Até então, Piastri, Leclerc, Verstappen, Albon, Alonso, Sainz, Russell, Norris e Hamilton fechavam o top-10.
Nos instantes finais, Leclerc acertou belo giro e, com o melhor setor 1 da pista, levou a Ferrari ao topo, com Norris e Piastri logo na sequência. No fim, foi a vez de Russell dar o troco e fechar na primeira colocação ao atingir 1min42s514, com destaque para o setor 3.
F1 2024, GP do Azerbaijão, Baku, Treino livre 3:
1 | G RUSSELL | Mercedes | 1:42.514 | 15 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:42.527 | +0.013 | 17 |
3 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:42.737 | +0.223 | 15 |
4 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:42.749 | +0.235 | 14 |
5 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:42.862 | +0.348 | 16 |
6 | C SAINZ JR | Ferrari | 1:42.968 | +0.454 | 17 |
7 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:43.024 | +0.510 | 16 |
8 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:43.194 | +0.680 | 14 |
9 | F COLAPINTO | Williams Mercedes | 1:43.238 | +0.724 | 15 |
10 | L HAMILTON | Mercedes | 1:43.301 | +0.787 | 13 |
11 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:43.474 | +0.960 | 15 |
12 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:43.503 | +0.989 | 17 |
13 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:43.571 | +1.057 | 19 |
14 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:43.870 | +1.356 | 18 |
15 | P GASLY | Alpine | 1:43.876 | +1.362 | 15 |
16 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:44.164 | +1.650 | 13 |
17 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:44.187 | +1.673 | 18 |
18 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:44.869 | +2.355 | 20 |
19 | E OCON | Alpine | 1 | ||
20 | O BEARMAN | Haas Ferrari | 2 |