Sainz responde críticas por indefinição sobre futuro: ‘Não estou atrapalhando ninguém’
Espanhol descartou qualquer preocupação em relação aos demais pilotos
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Principal peça do mercado de pilotos da Fórmula 1 para a temporada 2025, Carlos Sainz tem sido muito criticado por supostamente estar ‘travando’ a vida de outros pilotos que dependem da decisão do espanhol para finalmente conseguirem definir seus respectivos futuros na classe rainha. O ainda companheiro de Charles Leclerc admitiu que “está ciente” da situação dos colegas, mas deixou claro que aprendeu a ser “um pouco mais egoísta” com os anos vividos no esporte e, por isso, não terá pressa para dar uma resposta.
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Desde que ficou sabendo que terá de abrir espaço para a chegada de Lewis Hamilton no ano que vem, o #55 da Ferrari começou a avaliar as opções disponíveis na categoria. Além da Williams, Sauber — que vira Audi em 2026 — e Alpine também já demonstraram interesse, embora Sainz tenha se recusado a dar uma resposta até o momento. Recentemente, até mesmo Toto Wolff revelou que o madrilenho continua sendo uma opção para a Mercedes.
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“Sim, estou ciente (de que outros pilotos estão esperando). Mas ao mesmo tempo, não acho que isso vá mudar nada”, disse o espanhol durante as entrevistas desta quinta-feira (18), no Hungaroring, palco do GP da Hungria, que acontece neste fim de semana. “Estou mudando apenas o timing. Não estou mudando o futuro de ninguém, pois provavelmente todas as equipes já têm suas prioridades e sabem quais serão as escolhas dependendo de cada cenário”, continuou.
“Ao mesmo tempo, este esporte e este mundo me ensinaram a ser um pouco mais egoísta e a cuidar mais de mim mesmo, tomando a decisão que preciso tomar na hora que puder e na hora que tiver todas as opções na mesa — e quando me sentir preparado. Não preciso apressar as coisas se não for necessário”, acrescentou.
Sainz também agradeceu às equipes com as quais está negociando pela paciência, mas alertou que a decisão final não depende só dele. “As equipes têm sido muito pacientes e agradeço por isso. Mas eu também tive de ser paciente — não é como se eu fosse o único aqui que está decidindo algo. Ao mesmo tempo, agradeço a todos que estão tendo de aguentar firme enquanto eu tomo a decisão”, destacou.
“O que eu não entendo completamente é por que essas mudanças estão acontecendo tão cedo este ano? Todo mundo está com tanta pressa. Lembro que o mercado costumava ficar agitado nas férias de verão — era setembro, julho, quando todas essas situações começavam a acontecer”, recordou Carlos.
Olhando para o desempenho de pista, Sainz foi questionado sobre a performance ruim da Ferrari nas últimas corridas desde que o time de Maranello aplicou um pacote de atualizações na SF-24 durante o fim de semana do GP da Espanha. Na última etapa da temporada, o GP da Inglaterra, por exemplo, o espanhol terminou apenas na quinta posição, 47s atrás do primeiro colocado, Lewis Hamilton, enquanto que Charles Leclerc foi o 14º. Em Silverstone, a equipe optou até por usar especificações diferentes nos carros durante os treinos livres para avaliar melhor a diferença de ritmo.
De olho no GP da Hungria, Frédéric Vasseur revelou que a equipe já preparou um novo assoalho para os pilotos, na espera de que, desta forma, ambos se sintam mais confortáveis com o bólido e consigam extrair o melhor de suas habilidades.
“Vejo Silverstone como um investimento. Provavelmente investimos ao não otimizar o fim de semana por lá, utilizando o TL1 e o TL2 para comparar os assoalhos em vez de ter o companheiro de equipe como referência para avaliar o desempenho do carro. Podemos aplicar o que aprendemos de Silverstone no túnel de vento e analisá-lo para o futuro”, explicou. “Já para a Hungria, temos uma pequena atualização que espero que melhore as coisas”, finalizou Sainz.
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