Scheidt e Borges têm estreia difícil no Campeonato Europeu
Apesar de velejar entre os top-25 nas quatro regatas do dia, dupla de iatistas brasileiros sofreu com o vento forte e terminou o primeiro dia na 59ª posição na 49er
- Matéria
- Mais Notícias
Robert Scheidt e Gabriel Borges iniciaram a disputa do Campeonato Europeu de 49er neste domingo, no Kieler Yacht-Club, em Kiel, na Alemanha. Em sua primeira temporada na nova classe, a dupla de iatistas brasileiros estreou um novo barco na competição, que termina na próxima sexta-feira. Nesta segunda-feira, o bicampeão olímpico e seu proeiro voltam à água com a expectativa de obter resultados melhores em relação às provas iniciais.
Considerado uma prévia do Mundial, a partir de 28 de agosto, em Porto (POR), o Campeonato Europeu tem altíssimo nível técnico. E enfrentar adversários mais experientes e condições climáticas pouco favoráveis para novatos na classe traz dificuldades naturais à dupla. Mesmo assim, Scheidt e Borges lutaram até o fim nas quatro regatas de domingo. Cruzaram a linha de chegada em 22º lugar na primeira prova e se recuperaram na sequência, fazendo um 11º. Depois, voltaram a ter problemas e completaram o dia com dois 21º lugares.
No total, 92 barcos correm o Europeu. Na classificação geral, Scheidt e Borges ocupam a 59ª colocação, com 53 pontos perdidos (contando um descarte).
- Foi um dia bem duro para nós. Velejamos mal nas duas primeiras baterias, sempre do lado errado do vento. Na terceira e na quarta regatas, vínhamos bem, mas o vento aumentou bastante, foi para 20 nós, e, após rajadas muito fortes, nosso barco virou duas vezes. Com isso, perdemos muitas posições. Velejar de 49er em condições assim é sempre muito difícil, mas esperamos melhorar para o segundo dia, pois o vento deve diminuir - conta Scheidt.
O Campeonato Europeu conta com três flotilhas nos três primeiros dias de disputa. Os melhores avançam para a flotilha ouro em busca de um lugar entre os dez primeiros colocados que disputarão a medal race, dia quatro de agosto.
- Os principais velejadores do planeta na 49er estão em Kiel. Isso eleva o nível da disputa e faz da competição uma prévia do Mundial. Não vai ser fácil, mas vamos lutar para conseguir um lugar entre os primeiros colocados - avalia Robert, que recentemente esteve na Alemanha para a Kieler Woche, tradicional Semana de Vela de Kiel, onde conseguiu o 17º lugar.
Além de Robert Scheidt e Gabriel Borges, o Brasil conta com mais duas duplas no Europeu. Dante Bianchi e Thomas Low-Beer estão em 20º lugar na classificação geral enquanto Carlos Robles Lorente e Marco Grael estão na 44ª colocação.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias