Depois das três medalhas conquistadas no World Masters da China no último final de semana, o judô brasileiro retornará ao tatame nesta semana para se despedir de 2018 bem perto da torcida. A Seleção do Brasil, liderada pela campeã olímpica Rafaela Silva, enfrentará, nos dias 20 e 21 de dezembro, o Japão no Desafio Internacional de Judô, no ginásio do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia.
Para a última competição do ano, a seleção brasileira de judô foi escalada com David Lima (73kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Giovanni Ferreira (90kg) e Leonardo Gonçalves (+90kg), no masculino, e com Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Beatriz Souza (+70kg) e a baiana Vitória Ribeiro (70kg), de 20 anos, estreante em competições com a seleção.
- Estou bastante ansiosa para lutar. Todo mundo botando força. É um orgulho muito grande para mim poder representar a Bahia e o Brasil nesse Desafio - disse a judoca.
Do lado japonês a equipe será formada pelos judocas Kana Suzuki (57kg), Sae Tasaka (70kg), Etani Tomoni (+70kg), Mitsui Daiki (73kg), Yuya Sato (73kg), Jumpei Igarashi (90kg) e Koitaro Matsutani (+90kg) sob o comando da técnica Shinobu Toshito.
- Uma coisa é lutar bem com japoneses, outra coisa é vencer japoneses. Então, acho que esse Desafio vai ser bom para tentarmos achar um caminho para ganharmos dos japoneses - avalia o brasileiro Eduardo Katsuhiro, antes de complementar.
- Minha família foi para trabalhar em Hamamatsu. Minha infância e minha adolescência foram lá, então, minha base no judô vem do Japão. Isso me ajuda bastante nos confrontos com judocas do Japão.
Nesta segunda, eles participaram de um treinamento no CPJ que contou com a presença de aproximadamente 30 judocas de sete estados nordestinos. Atletas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia vieram a Lauro de Freitas em busca do intercâmbio com os atletas japoneses e com a seleção principal do Brasil.
O primeiro confronto do Desafio Internacional será nesta quinta-feira, 20, às 18h (horário de Brasília). O segundo duelo será na sexta, 21, no mesmo horário. Serão sete lutas no confronto entre as equipes mistas (masculino e feminino) e quem conseguir vencer a maioria dos combates será o campeão.