Sou do Esporte quer que COB retire de pauta votação de planejamento
Entidade acredita que o comitê não está cumprindo o que diz o estatuto
- Matéria
- Mais Notícias
A Sou do Esporte divulgou um comunicado, nesta terça-feira (3), em que pede para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) retirar da pauta da assembleia-geral extraordinária (AGE) a votação para aprovação do Planejamento Estratégico do triênio de 2025 a 2028. A entidade alega que o comitê não está cumprindo o que diz o artigo 29 do estatuto (leia a íntegra abaixo).
Relacionadas
➡️ Com homenagem a Hortência, 9º Prêmio Sou do Esporte celebra as melhores práticas esportivas
Art. 29. A Assembleia Geral reunir-se-á ordinariamente:
I - anualmente, o primeiro quadrimestre, para conhecer o relatório de atividades do COB, apresentado pelo Conselho de Administração, e para julgar as contas do exercício anterior, instruídas com os pareceres do Conselho Fiscal e da auditoria externa independente (demonstrações financeiras): aprovar o pano estratégico para o ciclo olímpico ou, quando for o caso, ratificar as ações para o exercício financeiro em curso, com vistas à consecução do plano; e ainda decidir sobre qualquer matéria incluída no edital de convocação;
Sou do Esporte cobra o COB para cumprir estatuto
Em outubro deste ano, Marco Antônio La Porta foi eleito presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o próximo quadriênio. Ele superou o atual mandatário, Paulo Wanderley Teixeira, que tentava a reeleição. Com a troca de comando iminente, as instituições esportivas esperavam fazer o planejamento com o futuro dirigente, mas o COB colocou a pauta de aprovação do Planejamento Estratégico do triênio de 2025 a 2028 antes da posse de Marco La Porta, que acontecerá em janeiro. Por conta disso, a Sou do Esporte divulgou o comunicado.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
VEJA A NOTA DA SOU DO ESPORTE:
"A Sou do Esporte em sua luta para um melhor ambiente do esporte no Brasil, principalmente fortalecendo a governança das entidades esportivas vem, por meio desta, solicitar que a atual gestão do Comitê Olímpico do Brasil Cumpra o Estatuto, em seu artigo 29 e retire da AGE a pauta de aprovação do Planejamento Estratégico 2025/2028 apresentada de forma errônea, já que o planejamento estratégico só pode ser aprovado no primeiro quadriênio. As entidades esportivas precisam cumprir seus estatutos sem margem de interpretação ou conveniência."
Até o fim da noite desta terça-feira, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) ainda não tinha se manifestado sobre a nota divulgada pela Sou do Esporte.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias