STJD pune Flamengo, Vasco e atletas por briga na Copa Super 8
Clássico válido pelas quartas de final do torneio de basquete foi marcado por confusão

- Matéria
- Mais Notícias
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Flamengo e Vasco pela briga durante o duelo pelas quartas de final da Copa Super 8 de basquete, no último dia 26 de janeiro. O Cruz-Maltino também foi condenado por deixar a quadra e retardado o início de jogo. Além dos clubes, jogadores envolvidos na confusão também receberam punições.
Relacionadas
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Mandante da partida, o Rubro-Negro foi enquadrado em três diferentes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Assim, o Fla terá de pagar, ao total, R$ 45.000,00 em multas por participar da briga (art. 257), deixar de assegurar a segurança no local do evento (art. 211) e deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens e lançamentos de objetos em campo (art. 213).
Por sua vez, o Vasco da Gama foi punido em R$ 48.000,00 em multas por infração a dois artigos do CBJD. Além de participar da confusão, o Gigante foi punido por deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o reinício da partida (art. 206).
Jogadores de Flamengo e Vasco punidos
Além dos clubes, Flamengo e Vasco tiveram atletas condenados pelo STJD. Do lado rubro-negro, Tayavek Gallizzi foi suspenso por três jogos. Já no cruz-maltino, Humberto teve a mesma do rival argentino, enquanto Matheus Eugeniusz recebeu suspensão de uma partida. Junto aos jogadores, Gegê Chaia, gestor do Gigante, foi advertido por invadir a quadra.
➡️ Flamengo apresenta novo técnico de basquete no meio da temporada
Entenda a confusão
Em uma briga por rebote, Eugeniusz, ala do Vasco agarrou o braço de Williams, do Flamengo, e os atletas se enroscaram. Outro ala do Vasco, Humberto empurrou Williams no chão e o clima esquentou de vez. O pivô rubro-negro Gallizzi empurrou Scheuer na quadra e a confusão se instaurou. Após separarem os atletas, Marquinhos, experiente jogador do Vasco discutiu com o árbitro da partida, Cristiano Jesus, e com o treinador do Flamengo, Gustavo de Conti.
O jogo ficou paralisado por 20 minutos e, depois de muita análise da arbitragem três atletas foram expulsos: Humberto e Marquinhos pelo lado Vasco e Gallizzi pelo lado rubro-negro.
Já no último quarto da partida, outra confusão. Eugeniusz estourou o limite de faltas e foi expulso, o que gerou reclamação por parte da comissão técnica — que resultou na expulsão do treinador Léo Figueiró também. Na saída de quadra, os torcedores do Flamengo arremessaram objetos em direção ao banco do Vasco, que decidiu tirar o time de quadra, alegando falta de segurança.
A partida ficou cerca de 15 minutos paralisada. Na volta, os atletas do Vasco decidiram não jogar competitivamente e apenas gastavam o tempo de posse, para fazer o relógio andar. O Flamengo, por sua vez, manteve o ritmo e emendou uma cesta atrás da outra, para sacramentar o resultado: 92 a 73.

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias