menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

STJD pune Flamengo, Vasco e atletas por briga na Copa Super 8

Clássico válido pelas quartas de final do torneio de basquete foi marcado por confusão

Flamengo-Vasco-basquete-aspect-ratio-512-320
imagem cameraVasco e Flamengo se enfrentaram pela Copa Super 8 (Foto Paula Reis / CRF)
ba04ed20-e0ab-4fea-ba25-8eca85fa8aa8_WhatsApp-Image-2025-01-08-at-15.07.29-aspect-ratio-1024-1024
Joyce Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)
WhatsApp-Image-2024-05-06-at-12.02.08-aspect-ratio-1024-1024
Mauricio Luz
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionados porLance!,
Dia 19/02/2025
17:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Flamengo e Vasco pela briga durante o duelo pelas quartas de final da Copa Super 8 de basquete, no último dia 26 de janeiro. O Cruz-Maltino também foi condenado por deixar a quadra e retardado o início de jogo. Além dos clubes, jogadores envolvidos na confusão também receberam punições.

continua após a publicidade

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Mandante da partida, o Rubro-Negro foi enquadrado em três diferentes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Assim, o Fla terá de pagar, ao total, R$ 45.000,00 em multas por participar da briga (art. 257), deixar de assegurar a segurança no local do evento (art. 211) e deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens e lançamentos de objetos em campo (art. 213).

Por sua vez, o Vasco da Gama foi punido em R$ 48.000,00 em multas por infração a dois artigos do CBJD. Além de participar da confusão, o Gigante foi punido por deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o reinício da partida (art. 206).

continua após a publicidade

Jogadores de Flamengo e Vasco punidos

Além dos clubes, Flamengo e Vasco tiveram atletas condenados pelo STJD. Do lado rubro-negro, Tayavek Gallizzi foi suspenso por três jogos. Já no cruz-maltino, Humberto teve a mesma do rival argentino, enquanto Matheus Eugeniusz recebeu suspensão de uma partida. Junto aos jogadores, Gegê Chaia, gestor do Gigante, foi advertido por invadir a quadra.

➡️ Flamengo apresenta novo técnico de basquete no meio da temporada

Entenda a confusão

Em uma briga por rebote, Eugeniusz, ala do Vasco agarrou o braço de Williams, do Flamengo, e os atletas se enroscaram. Outro ala do Vasco, Humberto empurrou Williams no chão e o clima esquentou de vez. O pivô rubro-negro Gallizzi empurrou Scheuer na quadra e a confusão se instaurou. Após separarem os atletas, Marquinhos, experiente jogador do Vasco discutiu com o árbitro da partida, Cristiano Jesus, e com o treinador do Flamengo, Gustavo de Conti.

continua após a publicidade

O jogo ficou paralisado por 20 minutos e, depois de muita análise da arbitragem três atletas foram expulsos: Humberto e Marquinhos pelo lado Vasco e Gallizzi pelo lado rubro-negro.

Já no último quarto da partida, outra confusão. Eugeniusz estourou o limite de faltas e foi expulso, o que gerou reclamação por parte da comissão técnica — que resultou na expulsão do treinador Léo Figueiró também. Na saída de quadra, os torcedores do Flamengo arremessaram objetos em direção ao banco do Vasco, que decidiu tirar o time de quadra, alegando falta de segurança.

A partida ficou cerca de 15 minutos paralisada. Na volta, os atletas do Vasco decidiram não jogar competitivamente e apenas gastavam o tempo de posse, para fazer o relógio andar. O Flamengo, por sua vez, manteve o ritmo e emendou uma cesta atrás da outra, para sacramentar o resultado: 92 a 73.

Flamengo Vasco Basquete Super 8
Flamengo venceu o Vasco pelas quartas de final da Copa Super 8 de basquete (Foto Paula Reis / CRF)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias