Surpresa na final e mais um título para Filipe Toledo: o que rolou no último dia de surfe em Saquarema
Toledo se consolida em 1° no ranking geral; Samuel Pupo surpreendeu e fez a final<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Final day de respeito na oitava etapa do Circuito Mundial de surfe, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Com a praia lotada nesta terça-feira, a torcida viu um nível altíssimo dentro d’água, e testemunhou o título de Filipe Toledo.
Relacionadas
A organização do evento decidiu iniciar os confrontos às 8h35, com as baterias das semifinais do feminino. Única brasileira no tour mundial, Tati Weston-Webb, foi superada pela pentacampeã do mundo Carissa Moore e se despede das terras saquaremenses em 3° lugar.
O resultado a credencia para a briga pela classificação do "The Final", em setembro, nos EUA. Tati agradeceu pela torcida e relata que queria vencer por eles.
- Essa torcida no Brasil foi sensacional. Gosto de competir aqui, queria ganhar para dar alegria a eles. Estou muito feliz de estar aqui – disse.
A final do feminino foi entre Carissa Moore e Johanne Defay, com vitória da Carissa. Depois de iniciar a etapa com a nota mais baixa do tour, um 1.80 na somatório, Moore faz a maior nota do evento e levanta o caneco na Região dos Lagos.
SURPRESA NA FINAL
Para quem esperava a final entre o campeão olímpico, Ítalo Ferreira, e o líder do ranking 2022, Filipe Toledo, a surpresa ficou por conta do promissor Samuel Pupo na última bateria do evento.
Samuel venceu Ítalo nas semifinais e encarou Filipinho, que derrotou Yago Dora na outra semi com duas notas excelentes.
Na grande final, Toledo fez jus ao favoritismo: executou um aéreo espetacular, levando um 10 unânime. O surfista natural de Ubatuba conquista o seu terceiro título no evento de Saquarema. Ele ganhou as últimas duas edições, em 2018 e 2019. No Brasil, Filipinho venceu
também a edição de 2015, realizada na cidade do Rio.
Filipe Toledo agora se iguala ao australiano Dave Macaulay, que venceu 4 vezes no Brasil e era chamado de “Mister Brasil". O brasileiro se emocionou ao comentar a conquista.
- Queria agradecer a minha família, meu pai, minha mãe, minha esposa, todo mundo que está no meu time, meus amigos. Essa torcida não tem nada igual, o Brasil é diferenciado – falou.
Além do caneco do evento, Filipe levou o troféu Mano Ziul, por ter feito a maior nota do masculino no campeonato. Carissa levou a honraria no feminino.
EVENTO "FURA A BOLHA"
Após se tornar esporte olímpico, o surfe começou a ser visto por pessoas fora do meio da modalidade. O evento em Saquarema trouxe curiosos para perto. O publicitário Bruno Souza, morador de São Paulo, elogiou o campeonato.
- Achei que foi uma baita experiência. Do lado esportivo, é legal acompanhar grandes nomes do circuito, ainda mais sendo brasileiros, como o Ítalo e o Filipe. Isso contagia a galera em volta e faz a gente prestar mais a atenção no que está rolando na água. Como nem sempre está acontecendo alguma coisa nas baterias, as ativações das marcas que rolaram no evento se tornaram um ponto mais do que positivo. Isso ajudou demais a manter a galera engajada e envolvida com o universo ali da competição – afirmou.
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias