TBT na Fórmula 1: relembre a temporada histórica de Michael Schumacher em 2002

Piloto alemão quebrou recordes e foi campeão com folga da F1

Michael-Schumacher-aspect-ratio-512-320
Michael Schumacher celebra o 100º pódio da carreira em 2002 (Foto: Reprodução/Twitter @F1)

Escrito por

O ex-piloto Michael Schumacher, de 47 anos, fez história na Fórmula 1. Mas uma temporada de Schumi em especial foi inesquecível para os fãs de automobilismo: a de 2002. Naquele ano, o alemão foi campeão com sobras e quebrou diferentes recordes da F1.

Schumacher terminou a temporada subindo ao pódio em todas as 17 corridas, o primeiro a conseguir isso na história. Ao todo, foram 11 vitórias, cinco circuitos finalizados em 2º e um em 3º lugar. Os outros pilotos que venceram GPs no ano foram Rubens Barrichello (4), Ralf Schumacher (1) e David Coulthard (1).

+ Qual é o tamanho da fortuna de Felipe Massa, ex-piloto da Fórmula 1?

Schumi foi tão bem naquela temporada que já estava com o título garantido a seis corridas do fim, ou seja, com apenas 64% do campeonato disputado. Esse número também representa o recorde histórico da Fórmula 1 - nenhum outro piloto foi campeão com tamanha antecedência.

Ao fim do campeonato, Schumacher também bateu o recorde de pódios consecutivos da Fórmula 1, com 19. Além dos 17 de 2002, Schumi havia ficado entre os três primeiros colocados nas últimas duas corridas da temporada anterior.

+ Saiba os recordes de Michael Schumacher na Fórmula 1 que Verstappen pode bater durante a temporada

A temporada de 2002 foi dominada pela Ferrari, equipe dos dois primeiros colocados. Schumacher terminou o ano com 144 pontos, quase o dobro do vice-campeão, o brasileiro Rubens Barrichello. O título foi o terceiro dos cinco consecutivos conquistados pelo alemão. Nenhum outro piloto ganhou a F1 tantas vezes seguidas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter