menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Técnico de Djokovic elogia estreia de João Fonseca em Miami

Andy Murray usa as redes sociais para destacar partida da noite de quinta-feira

AFP__20250321__2206132351__v3__Preview__MiamiOpenPresentedByItau2025Day3-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJoão Fonseca celebra ponto na vitória sobre Tien
unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 21/03/2025
14:15

  • Matéria
  • Mais Notícias

A estreia de João Fonseca, de 18 anos, contra o anfitrião Learner Tien, de 19, foi um espetáculo de 2h22m, na noite de quinta-feira (20), no Masters 1000 de Miami. Único bicampeão olímpico de simples, ex-número 1 do mundo e técnico do sérvio Novak Djokovic, o britânico Andy Murray usou as redes sociais para elogiar a partida, vencida de virada pelo brasileiro, por 6/7, 6/3 e 6/4.

continua após a publicidade

- Que atmosfera incrível. Fonseca e Tien são incríveis talentos. Tênis não está quebrado, afinal - escreveu, nas redes sociais, o dono de três Grand Slams. Murray foi bicampeão de Wimbledon (2013 e 2016) e venceu uma vez o US Open, em 2012.

A publicação do técnico de Djokovic rendeu comentários de muitos fãs brasileiros, dizendo que o britânico foi 'Fonsequizado'. O conceituado treinador e escritor americano Brad Gilbert também reagiu ao post de Murray e escreveu:

- Bem dito.

continua após a publicidade

Brad Gilbert é outro fã de João Fonseca


Esse, por sinal, não foi o primeiro elogio de Gilbert ao prodígio brasileiro. Ex-técnico dos compatriotas André Agassi (dono de 8 Grand Slams), Andy Roddick e Coco Gauff e ex-número 4 do mundo como jogador, Gilbert já tinha feito, no início do ano, uma previsão sobre João Fonseca:


- Coisas impressionantes, parece que Fonseca dará um grande salto em 2025, poderia facilmente vê-lo no top 25 até o final do ano - dissera, na época, o técnico americano, autor de um dos maiores best-sellers do tênis, o Winning Ugly.

continua após a publicidade

Ainda em janeiro, Gilbert atualizou sua profecia e disse que vê potencial para o brasileiro chegar ao top 10 ao final da atual temporada.

A vitória de Fonseca (60º do mundo) sobre Tien (66º), numa reedição da final do último NextGen Finals, em dezembro, foi o duelo mais jovem na chave principal do torneio na Flórida desde 2016, quando o alemão Alexander Zvereve enfrentou o anfitrião Michael Mmoh.


Brasileiro fez 43 winners na estreia

O pupilo do técnico Guilherme Teixeira fez nada menos que 43 winners (pontos vencedores) no triunfo sobre o anfitrião. Desses, 27 foram com sua poderosa direita (forehand).

Na segunda rodada, João Fonseca terá a chance da revanche de seu algoz na Copa Davis, em janeiro, em Orleans, na França. O adversário será o francês Ugo Humbert, de 26 anos e 20º do mundo, que o venceu no duelo por 7/5 e 6/3.

Empurrado pela torcida na estreia, o carioca de Ipanema sabe que a atmosfera deverá ser parecida no duelo de segunda rodada:

- Qualquer jogador se motiva mais quando está com a torcida a favor. O Humbert gosta de jogar com a torcida, como eu também. Agradeço à torcida por ter me dado essa energia em quadra - disse o número 60 do mundo, logo após o triunfo na estreia no Hard Rock Stadium.




Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias