menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Tênis: quem é Bia Haddad? Quantos títulos ela já ganhou?

Tenista brasileira vive 2023 de destaque e igualou feito intacto há 55 anos

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraBia Haddad Maia chegou ao top-10 da WTA em 2023 (Foto: Elsa / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 11/07/2023
15:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

A tenista Beatriz Haddad Maia vive um momento especial no tênis mundial e é cada vez mais conhecida e admirada entre os brasileiros. Neste ano, ela chegou às semifinais de Roland Garros e se tornou a primeira atleta do país desde Maria Esther Bueno, em 1968, a alcançar tal fase em um Grand Slam. O feito a colocou no top-10 no ranking da WTA, melhor posição de um brasileiro desde Gustavo Kuerten, o Guga. Atualmente, Bia está em 13º.

continua após a publicidade

O destaque de Bia Haddad não se limitou às disputas simples. A brasileira também figurou no top-10 do ranking de duplas neste ano, igualando o feito de Luisa Stefani. No momento, Beatriz é 13ª colocada, uma posição acima da compatriota.

+ Federação Internacional atualiza top 50 de melhores times do mundo; ranking tem brasileiros

Na carreira profissional, Bia Haddad tem dois títulos de simples: nos WTAs de Nottingham e Birmingham. Ambos foram conquistados no ano passado, na Inglaterra, e disputados em quadras de grama. Em duplas, a brasileira possui mais cinco vitórias: Bogotá (2015 e 2017), Sidney (2022), Nottingham (2022) e Madri (2023). Fora do circuito WTA, Beatriz ainda tem dois títulos no 125k e 24 no ITF.

continua após a publicidade

Paulista de 27 anos, a tenista é destaque desde a carreira juvenil. Na categoria, foi duas vezes vice-campeã de duplas no Roland Garros e uma vez semifinalista em Wimbledon. Bia Haddad se dedica aos circuitos profissionais desde 2014, quando completou 18 anos.

Bia Haddad Maia
Bia nasceu em São Paulo, capital, no ano de 1996 (Foto: EMMANUEL DUNAND / AFP)

+ Sinner alcança a semi de Wimbledon e tem maior resultado

Para alcançar o posto de destaque que ocupa hoje, Bia Haddad precisou de um recomeço na carreira. Em 2019, um exame antidoping feito pela tenista detectou a presença de dois anabolizantes sintéticos. A brasileira foi afastada temporariamente e posteriormente suspensa por dez meses. Em 2020, retornou às quadras em uma posição baixíssima no ranking e precisou se destacar no circuito da ITF para voltar ao top-100 da WTA, o que ocorreu em 2021.

continua após a publicidade

Canhota e habilidosa, Bia foi descrita pela atual número 1 do mundo, Iga Swiatek, como "uma grande lutadora".

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias