Tênis: quem é Bia Haddad? Quantos títulos ela já ganhou?

Tenista brasileira vive 2023 de destaque e igualou feito intacto há 55 anos

Escrito por

A tenista Beatriz Haddad Maia vive um momento especial no tênis mundial e é cada vez mais conhecida e admirada entre os brasileiros. Neste ano, ela chegou às semifinais de Roland Garros e se tornou a primeira atleta do país desde Maria Esther Bueno, em 1968, a alcançar tal fase em um Grand Slam. O feito a colocou no top-10 no ranking da WTA, melhor posição de um brasileiro desde Gustavo Kuerten, o Guga. Atualmente, Bia está em 13º.

O destaque de Bia Haddad não se limitou às disputas simples. A brasileira também figurou no top-10 do ranking de duplas neste ano, igualando o feito de Luisa Stefani. No momento, Beatriz é 13ª colocada, uma posição acima da compatriota.

+ Federação Internacional atualiza top 50 de melhores times do mundo; ranking tem brasileiros

Na carreira profissional, Bia Haddad tem dois títulos de simples: nos WTAs de Nottingham e Birmingham. Ambos foram conquistados no ano passado, na Inglaterra, e disputados em quadras de grama. Em duplas, a brasileira possui mais cinco vitórias: Bogotá (2015 e 2017), Sidney (2022), Nottingham (2022) e Madri (2023). Fora do circuito WTA, Beatriz ainda tem dois títulos no 125k e 24 no ITF.

Paulista de 27 anos, a tenista é destaque desde a carreira juvenil. Na categoria, foi duas vezes vice-campeã de duplas no Roland Garros e uma vez semifinalista em Wimbledon. Bia Haddad se dedica aos circuitos profissionais desde 2014, quando completou 18 anos.

Bia nasceu em São Paulo, capital, no ano de 1996 (Foto: EMMANUEL DUNAND / AFP)

+ Sinner alcança a semi de Wimbledon e tem maior resultado

Para alcançar o posto de destaque que ocupa hoje, Bia Haddad precisou de um recomeço na carreira. Em 2019, um exame antidoping feito pela tenista detectou a presença de dois anabolizantes sintéticos. A brasileira foi afastada temporariamente e posteriormente suspensa por dez meses. Em 2020, retornou às quadras em uma posição baixíssima no ranking e precisou se destacar no circuito da ITF para voltar ao top-100 da WTA, o que ocorreu em 2021.

Canhota e habilidosa, Bia foi descrita pela atual número 1 do mundo, Iga Swiatek, como "uma grande lutadora".

Siga o Lance! no Google News