menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Hortência se diz aliviada com resultado da eleição do COB: ‘Seria um problema grande’

Ex-jogadora de basquete celebra vitória de Marco La Porta

Hortência durante eleição do COB
imagem cameraHortência conversa com o Lance! após a eleição do COB (Fotos: Marcio Dolzan / Lance!)
Avatar
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Captura-de-tela-2024-10-09-140241-aspect-ratio-1024-1024
Pedro Werneck
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 03/10/2024
15:53

  • Matéria
  • Mais Notícias

A ex-atleta Hortência está aliviada com a vitória de Marco La Porta na eleição presidencial do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizada nesta quinta-feira (3). Em conversa com o Lance!, a Rainha do Basquete confessou que estava preocupada com a possível eleição de Paulo Wanderley, que iria para o terceiro mandato na concepção da Comissão de Atletas, da qual a ex-jogadora fará parte a partir do ano que vem.

continua após a publicidade

- Eu fico muito feliz e aliviada que a oposição ganhou, porque senão seria um problema muito grande. Isso (possível eleição de Paulo Wanderley) seria judicializado. Nós só queremos que se respeite a lei, que diz que tem que haver alternância na governança. Eu estou feliz pelo resultado e mais ainda pela nossa comissão, que se uniu muito em prol de uma causa que defendemos há muitos anos que é a alternância de poder - afirmou.

➡️ Presidente eleito do COB, La Porta celebra feito histórico: ‘Primeira vez em 100 anos’

Paulo Wanderley entendia que poderia ser reeleito, porque inicialmente esteve à frente do COB para um "mandato tampão". O dirigente era vice-presidente do comitê em 2017 e assumiu a gestão máxima da entidade em outubro daquele ano após renúncia do então presidente, Carlos Arthur Nuzman. Wanderley completou o mandato em 2020 e foi reeleito para mais um quadriênio, que se encerra agora.

continua após a publicidade

A nova candidatura de Paulo Wanderley foi aprovada pelo Conselho de Ética do COB. A Comissão de Atletas, porém, discordou da decisão. O órgão se apoiava no máximo de oito anos de mandato estipulado pelo estatuto do COB e pela legislação brasileira, através da Lei Pelé. Por isso, todos os integrantes votaram em Marco La Porta, como confirmou Hortência:

- Os atletas também têm direito ao voto. Nós mostramos que a nossa comissão tem união, tem trabalho de equipe. E a gente ouve, é uma comissão muito democrática. Ontem, ficamos em reunião até 00h para decidir como a gente ia votar.

continua após a publicidade
Yane Marques e Marco La Porta
Yane Marques, vice-presidente, e Marco La Porta, presidente eleito (Foto: Alexandre Loureiro / COB)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Os 19 representantes da Comissão de Atletas fazem parte da Assembleia Geral do COB, que elegeu o novo presidente nesta quinta-feira. Também votaram os 34 presidentes das confederações filiadas à entidade e os dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI), Andrew Parsons e Bernard Rajzman.

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias